Cuba quer colher 26.400 toneladas de tabaco na próxima campanha
Havana, Cuba, 18 set (Lusa) - As fazendas de Cuba deverão permitir a colheira de 26.400 toneladas de folhas de tabaco na campanha 2013/2014, revelaram terça-feira os dirigentes do setor.
O presidente da Associação Nacional de Pequenos Agricultores, Félix González Viego, explicou que a colheita da próxima campanha traduz um aumento de 3.000 toneladas sobre a última safra.
Especialistas do grupo empresarial TABACUBA disseram que 90 % dos produtores de tabaco já assinaram os seus contratos com o Estado, que inclui a plantação de 25.000 hectares com o objetivo de colher um rendimento de cerca de 1,2 toneladas por hectare.
Atualmente, os `vegueros`, como são chamados os agricultores de tabaco em Cuba, estão a preparar os campos para as plantações e a construir casas para a secagem da folha.
Vueltabajo, na província ocidental de Pinar del Rio, é a região de maior produção de tabaco em Cuba dedicando este ano 14.511 hectares de terras a este cultivo com o objetivo de vir a colher mais de 17.000 toneladas na próxima campanha.
A província de Pinar del Rio acolhe 70 % da produção nacional de tabaco cubano e a maioria das folhas que a indústria utiliza para produzir os charutos Habanos enrolados à mão.
Sancti Spíritus, no centro da ilha de Cuba, é a segunda província tabaqueira do país, que pretende agora atingir uma produção de 2.600 toneladas de folha, referem as previsões do Ministério da Agricultura.
Os rendimentos do tabaco constituem a quarta principal componente do Produto Interno bruto de Cuba e o setor emprega permanentemente 150.000 pessoas, podendo atingir o meio milhão no pico das colheiras.