CUF vende Fisipe a três quadros superiores da empresa

A CUF, holding do Grupo José de Mello, vendeu a Fisipe a três quadros da empresa através de uma operação de management-buy-out (MBO), afirmou à Lusa o responsável pelo planeamento do grupo e administrador da CUF, António Nogueira Leite.

Agência LUSA /

A CUF alienou a Negofor - empresa da holding que detinha a posição da Fisipe-Fibras Sintéticas de Portugal - ao administrador- delegado, João Manuel Dotti, ao administrador financeiro, João Costa Pereira, e ao responsável pelo pelouro comercial, José Miguel Contreiras, por um montante não revelado.

Segundo António Nogueira Leite, a CUF, apesar de ter investidores estrangeiros interessados na Fisipe, optou por apoiar "a iniciativa de empreendedorismo de altos quadros do grupo" que garante a continuidade da empresa e dos 270 postos de trabalho.

A venda da Fisipe permite à CUF, segundo o seu administrador, concentrar os esforços nas suas áreas principais de negócio, estando prevista a duplicação do pólo petroquímico de Estarreja, investimentos nas unidades de produção de amoníaco e ureia do Lavradio e a continuação da aposta na expansão do negócio de fertilizantes.

A Fisipe deixou de ser "estratégica no portfólio da CUF" depois do encerramento da fábrica de Barcelona, uma vez que deixou de ter dimensão suficiente para "se tornar uma das principais produtoras mundiais de fibras", explicou António Nogueira Leite.

A Fisipe requereu em Maio do ano passado a falência da sua fábrica de El Prat de Lobregat, em Barcelona, depois de ter sido considerada economicamente inviável.

Posteriormente, em Dezembro, alienou a sua participação na Fisipe Barcelona a um grupo de investidores espanhóis por 12 milhões de euros.

De forma a absorver os prejuízos causados pela Fisipe em Barcelona, a Fisipe Portugal realizou em Maio deste ano uma operação de redução e aumento de capital.

Na sessão de hoje da Euronext Lisboa, as acções da Fisipe ganharam uns fortes 27,78 por cento, para 23 cêntimos, tendo trocado de mãos 150 mil papéis, muito acima da média diária desde o início do ano, que está em 19 mil títulos.

PUB