Dados da CE refreiam "optimismo exagerado" do Governo
Lisboa, 28 Abr (Lusa) - Os números apontados nas previsões de Primavera da Comissão Europeia são "factos" e vêm refrear algum "optimismo exagerado" por parte do Governo português, comentou hoje o economista João César das Neves em declarações à agência Lusa.
"Os números são factos. Há uma desaceleração do nível de crescimento do PIB [Produto Interno Bruto], ao contrário do que o Governo tem esperado. Vamos crescer menos este ano e ainda menos no próximo ano", reforçou o especialista.
Quanto ao "aviso" de Bruxelas a Portugal, sobre a possibilidade de o défice orçamental "se deteriorar" em 2009 por causa da diminuição das receitas associadas à baixa de IVA decidida pelo executivo de Sócrates, para João César das Neves, esta advertência "não é de espantar".
"Vem sobretudo apontar a um certo optimismo exagerado do Governo", sustentou o economista.
Relativamente à revisão em baixa feita pela Comissão Europeia para a taxa de desemprego em Portugal, César das Neves relativizou "as boas notícias".
Para o economista, apesar de ser positiva uma estagnação deste indicador, porque significa que a tendência de crescimento verificada nos últimos meses deste foi interrompida, a verdade é que 7,9 por cento é um valor "ainda muito alto" para a dimensão do país.
A Comissão Europeia reviu em baixa o crescimento económico português em 2008, prevendo uma desaceleração do nível de crescimento do PIB de 1,9 por cento para 1,7 por cento em 2008 e 1,6 por cento em 2009.
ICO.
Lusa/Fim