Dados do INE. Défice orçamental recuou para 0,4% do PIB em 2022

por RTP
O INE adianta também que a dívida bruta da Administração Pública portuguesa diminuiu para os 113,9 por cento do PIB em 2022 Pedro A. Pina - RTP

O défice orçamental caiu para os 0,4 por cento do Produto Interno Bruto no ano passado, reportou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística. Um rácio que se situa abaixo da previsão do Governo de António Costa.

"De acordo com os resultados provisórios obtidos neste exercício, em 2022 o saldo das Administrações Públicas (AP) atingiu -944,4 milhões de euros, o que correspondeu a -0,4% do PIB (-2,9% em 2021)", refere o Instituto Nacional de Estatística.

O Governo estimava, na proposta de Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), um défice de 1,9 por cento do PIB, mas o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro das Finanças, Fernando Medina, tinham já vindo a sinalizar que acreditavam que seria inferior a 1,5 por cento.O INE adianta também que a dívida bruta da Administração Pública portuguesa diminuiu para os 113,9 por cento do PIB em 2022, quando em 2021 esse número se cifrou nos 125,4 por cento.

O relatório do Instituto Nacional de Estatística realçou também que houve crescimento na receita na contabilidade pública de 10,2 por cento, superando a despesa de 4,4 por cento.

Ainda segundo o INE, o crescimento da receita deve-se à "evolução positiva da receita fiscal e contributiva", o que mostrou uma recuperação da atividade económica e laboral do país em 2022.
Ainda condicionadas pelo contexto pandémico que o país começou a viver em março de 2020, as maiores despesas da Administração Pública refletem algumas das medidas tomadas para combater a covid-19 e "também novas medidas de mitigação dos efeitos dos elevados preços de diversos bens e serviços, nomeadamente bens energéticos, em consequência do designado choque geopolítico".

c/ Lusa



Tópicos
pub