Desemprego em Portugal mantém-se em 7,2 por cento pelo terceiro mês

A taxa de desemprego em Portugal manteve-se em Outubro em 7,2 por cento pelo terceiro mês consecutivo, inferior à média da Zona Euro (7,7) e da União Europeia (7,9), divulgou o Eurostat, no Luxemburgo.

Agência LUSA /

O organismo responsável pelas estatísticas comunitárias publica mensalm ente as taxas de desemprego corrigidas de variações sazonais e "harmonizadas" do s 25 Estados-membros da União Europeia.

A percentagem da população activa portuguesa à procura de emprego é tam bém inferior em 0,6 pontos percentuais à taxa verificada em Outubro do ano passa do (7,8 por cento).

As taxas de desemprego mais baixas, em Outubro de 2006, foram registada s na Dinamarca (3,5 por cento, valor de Setembro), Holanda (3,9), Estónia e Irla nda (4,2), e Áustria (4,7).

As mais elevadas foram observadas na Polónia (14,0 por cento), Eslováqu ia (12,7), Grécia (9,0; no segundo trimestre), França (8,8) e Espanha (8,4).

A taxa de desemprego nos Estados Unidos foi de 4,8 por cento em Outubro e no Japão de 4,2 (valor de Setembro).

Segundo o Eurostat, a taxa de desemprego dos jovens portugueses (menos de 25 anos) era em Outubro de 14,8 por cento e de 6,4 para as restantes faixas e tárias.

Por outro lado, a taxa de homens desempregados (6,1 por cento) era no m esmo mês inferior à das mulheres (8,5) FPB.

PUB