EM DIRETO
Euro2024. Acompanhe na RTP1 e na Antena 1 a final entre Espanha e Inglaterra

Destatis confirma que inflação na Alemanha desacelerou para 2,2% em junho

por Lusa

A taxa de inflação homóloga na Alemanha desacelerou para 2,2% em junho, menos duas décimas do valor verificado em maio (2,4%), confirmou hoje a agência federal de estatística alemã (Destatis).

A Destatis também confirmou hoje face aos dados provisórios avançados em 01 de julho a subida da inflação de 0,1% em junho face a maio e que a taxa de inflação, excluindo os produtos alimentares e a energia, designada por inflação subjacente, desacelerou para 2,9% em junho em termos homólogos, contra 3% em maio.

É a primeira vez desde fevereiro de 2022, mês em que teve início a invasão da Ucrânia pela Rússia, que a inflação subjacente na Alemanha se situa abaixo de 3%, sublinhou hoje a Destatis no seu comunicado.

Por sua vez, "os produtos energéticos caíram 2,1% em junho de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior", disse a Destatis, que afirmou que o preço dos alimentos continuou a subir, tendo aumentado 1,1% em junho em termos homólogos.

"A tendência de subida dos preços dos produtos alimentares aumentou (maio de 2024: +0,6%), embora a taxa de inflação destes produtos se tenha mantido abaixo da taxa de inflação geral", segundo a Destatis.

O preço dos serviços em junho de 2024 subiu 3,9% em relação a junho do ano passado, significativamente acima da média. Esta percentagem é idêntica ao aumento homólogo atribuído ao preço dos serviços em maio.

PUB