Dificuldade dos bancos em financiar-se leva-os a apertar concessão de crédito

Lisboa, 15 Abr (Lusa) - Os bancos estão a aumentar os "spreads" e a ser mais restritivos na concessão de empréstimos, sobretudo deste o início de 2008, devido às dificuldades e agravamento das condições para as próprias instituições financeiras se financiarem no mercado.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A constatação faz parte do boletim divulgado hoje pelo Banco de Portugal, com base nos resultados inquéritos aos bancos sobre o mercado de crédito.

"Os critérios aplicados na aprovação de empréstimos a empresas e a particulares ter-se-ão tornado claramente mais restritivos desde o terceiro trimestre de 2007" e "existem indicações, em particular no início de 2008", de que as taxas de juro para novas operações estão a "incorporar spreads de taxa de juro mais elevados".

O Banco de Portugal explica que é a "dificuldade acrescida dos bancos em obter financiamento", seja no mercado monetário interbancário, nos mercados de dívida titulada ou através operações de titularização de activos, que "estará a induzir, desde o terceiro trimestre de 2007, uma alteração na política de crédito das instituições, nomeadamente no sentido de um agravamento das condições de financiamento".

"Revisões em baixa das expectativas quanto à evolução económica em geral e quanto à evolução no mercado da habita cão", somam-se às razões que explicam o agravamento das condições, por parte dos bancos, para concederem crédito.

A taxa de variação anual no período até Janeiro deste ano, dos empréstimos concedidos a particulares mostra uma queda do crédito total, mas sobretudo do crédito para habitação, enquanto o crédito para outros fins ainda cresce.

ANP.


PUB