Diminuição das portagens para monovolumes custa 7 ME à Brisa

A alteração das tarifas de portagens dos monovolumes, que passarão a pagar menos nas auto-estradas, custará à Brisa sete milhões de euros por ano, segundo os cálculos preliminares da concessionária, afirmou hoje fonte oficial da empresa.

Agência LUSA /

A fonte, que falava à margem da inauguração do centro de coordenação operacional de Carcavelos da Brisa, explicou que a compensação acordada com o Governo eliminará esta perda.

O Governo acordou compensar os concessionários pela perda de receita resultante desta alteração através de um aumento anual das tarifas de portagem superior ao previsto no contrato de concessão.

No final de sete anos, período acordado com o Governo para fazer diluir os aumentos de portagens para compensar a diminuição da receita, o efeito será então nulo, esclareceu a fonte.

O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações afirmou hoje que, em 2005, as portagens não aumentarão mais do que o previsto no contrato de concessão (90 por cento da inflação), por isso o reequilíbrio financeiro só começará a surtir efeitos a partir de 2006.

PUB