Dívida pública japonesa detida por estrangeiros atinge recorde de 8,7%

Tóquio, 20 set (Lusa) - Cerca de 8,7 por cento da dívida do Japão está nas mãos de investidores estrangeiros, indicam dados do Banco do Japão (BOJ) publicados hoje, que apontam o valor recorde de títulos japoneses detidos por indivíduos de outras nacionalidades.

Lusa /

Os investidores estrangeiros detinham no final de junho cerca de 82 mil milhões de ienes (cerca de 800.850 milhões de euros) num total de 940 mil milhões de ienes (9,18 mil milhões de euros) de obrigações do Governo nipónico, assinala o relatório do BOJ.

Analistas citados pelo diário económico Nikkei indicam que os investidores estrangeiros consideram os títulos do Governo nipónico como uma segurança perante os problemas da Europa e a preocupação com a desaceleração da economia chinesa.

O Japão é o país com a maior dívida pública do mundo industrializado, representando mais do dobro do PIB.

A origem da dívida pública é referida como remontando aos finais dos anos 80, após uma década de pujança económica, que terminou com o eclodir de uma bolha financeira, cujas consequências perduram até hoje.

Segundo agências como a norte-americana Fitch, no final deste ano a dívida nipónica poderá representar 240 por cento do PIB.

PUB