Dívida pública portuguesa é ainda a terceira maior da União

A economia portuguesa mantém uma das dívidas públicas mais elevadas da União Europeia, situada nos 129,6 por cento em percentagem do PIB. Só a Grécia e a Itália ultrapassaram este valor no primeiro trimestre de 2015.

Andreia Martins - RTP /
A dívida soberana portuguesa mantém-se no topo como uma das que mais representa do total de riqueza produzida Pedro A. Pina - RTP

Dados do Eurostat divulgados esta quarta-feira revelam um ligeiro recuo de seis décimas no rácio da dívida portuguesa sobre o Produto Interno Bruto, quando comparados aos valores do último trimestre de 2014. A descida no peso da dívida também foi verificada em termos homólogos, já que no mesmo período do ano passado atingia os 133,3 por cento do PIB.

Ainda assim, a dívida soberana portuguesa mantém-se no top das que ocupam uma maior fatia no total de riqueza produzida. A Grécia e a Itália continuam a ser os países onde os rácios da dívida assumem proporções mais elevadas, com 168,8 por cento e 135,1 por cento, respetivamente.  
 
Na média europeia das dívidas soberanas, registou-se uma subida tanto na Zona Euro, nos 92,9 por cento (estava nos 92 por cento no fim de 2014), como na União Europeia, 88,2 por cento (um aumento de 1,3 por cento).  Mais quatro mil milhões de dívida
Aos dados divulgados esta quarta-feira pelo gabinete responsável pelas estatísticas europeias juntam-se os números do Boletim Estatístico, divulgado na véspera pelo Banco de Portugal.   
 
O relatório do banco central revelava uma subida de quase 3.700 milhões de euros em maio face ao mês anterior, traduzindo-se em quase quatro mil milhões de euros de dívida face a dezembro de 2014.  
 
De acordo com o documento, a dívida soberana calculada na ótica de Maastricht fixou-se nos 229.204 milhões de euros.  
 
A dívida líquida de depósitos da administração central registou um aumento de 527 milhões de euros entre abril e maio, situando-se em maio nos 209.031 milhões de euros. 
Tópicos
PUB