Última Hora
Incêndio em bar na Suíça. Autoridades confirmam portuguesa ferida e outra desaparecida

Dólar continua a apreciar-se face ao euro (8:15)

O dólar continuava hoje a ganhar terreno face ao euro, pelo sétimo dia consecutivo, naquela que é a maior série de subidas desde Novembro.

Agência LUSA /

às 08:15, o euro valia 1,2572 dólares, abaixo dos 1,2587 dólares regist ados segunda-feira ao final do dia.

Para esta quinta-feira serão divulgados vários índices que poderão infl uenciar a relação euro/dólar, como o indicador do sentimento económico na Aleman ha relativo a Maio, assim como a inflação neste país. Nos Estados Unidos está prevista a divulgação dos índices de preços na produção, das vendas a retalho e da evolução dos stocks das empresas, todos rela tivos a Maio.

A puxar pela divisa norte-americana está a convicção dos investidores d e que os dados sobre a inflação nos Estados Unidos (que serão divulgados esta se mana) comprovarão a subida dos preços no consumidor.

A confirmar-se, esta evolução dos preços deverá levar a que a Reserva F ederal (Fed) dos Estados Unidos mantenha a política de subida de taxas e, a 29 d e Junho, no final da reunião do conselho de governadores, suba a taxa de juro de referência para 5,25 por cento.

Tal permitiria manter o intervalo de diferença entre as taxas na Europa e nos Estados Unidos.

Taxas mais altas são normalmente mais favoráveis à moeda local, porque incentivam os investidores a colocarem os seus depósitos nesse mercado.

Na quinta-feira passada, o Banco Central Europeu decidiu aumentar a tax a de juro para 2,75 por cento, enquanto o Banco de Inglaterra a manteve inaltera da nos 4,75 por cento.


         
          Divisas..........Hoje 08:15.........segunda-feira  Euro/dólar.........
1,2572............. 1,2587  Euro/iene..........144,11..............143,83  Euro/
libra.........0,6830..............0,6825  Dólar/iene.........114,63.............
.114,26
         
         
          



PUB