Dólar forte é do interesse dos Estados Unidos, insiste George W. Bush
Washington, 9 Jun (Lusa) - Um dólar forte é do interesse dos Estados Unidos, afirmou hoje em Washington o presidente George W.Bush, pouco antes de partir para uma viagem de despedida à Europa.
"Um dólar forte é do interesse dos Estados Unidos e é do interesse da economia mundial", declarou o presidente dos Estados unidos, que sublinhou igualmente que "a economia americana continuou a crescer face a obstáculos sem precedentes".
O presidente Bush é esperado terça-feira na Eslovénia para uma cimeira entre a União Europeia e os Estados Unidos, mas visitará também a Alemanha, a Itália, o Vaticano, a França e o Reino Unido.
"Vamos falar do nosso empenho em defesa de um dólar forte", disse George W. Bush à saída da Casa Branca, acrescentando que espera discutir com os líderes europeus a situação da economia mundial, que tem registado um abrandamento devido ao aumento dos preços das matérias-primas energéticas.
"Vamos lembrar os nossos amigos e aliados que somos muito dependentes de hidrocarburetos e devemos trabalhar para fazer avançar tecnologias que reduzam a dependência", afirmou.
Esta é se provavelmente a última viagem de Bush à Europa, antes do final dos seus oito anos de presidência em Janeiro de 2009.
MRO.
Lusa/Fim