Duas barragens vão abastecer dez concelhos do distrito de Portalegre
As populações de dez concelhos do distrito de Portalegre vão passar a ser abastecidas de água através das barragens de Póvoa e Meadas e do Caia, anunciou hoje o administrador da empresa responsável.
O administrador delegado da empresa multimunicipal Águas do Norte Alentejano, João Silva Costa, disse à agência Lusa que o abastecimento público de água aos concelhos de Nisa, Gavião, Ponte de Sor, Crato, Alter do Chão, Fronteira, Avis e Sousel passa a ser efectuado através da Barragem de Póvoa e Meadas.
De acordo com o responsável, as obras para o abastecimento a Nisa, Gavião e Ponte de Sor ficam concluídas no final desta semana.
Os trabalhos para o abastecimento aos concelhos de Crato, Alter do Chão e Fronteira ficarão prontos durante a primeira quinzena de Julho, no concelho de Avis até final de Julho e no de Sousel no início de 2008, segundo João Silva Costa.
O responsável indicou ainda que os concelhos de Monforte e Arronches vão ser abastecidos a partir da Barragem do Caia, que serve já para "alimentar" as populações de Elvas e Campo Maior.
"A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Caia, que foi reconstruída, reformulada e ampliada, vai entrar em funcionamento a partir do início de Julho para abastecer os concelhos de Elvas, Campo Maior e Monforte", acrescentou.
O concelho de Arronches, que "não tem actualmente problemas de falta de água", só vai ser abastecido a partir de Outubro, também pela ETA do Caia, devido a "um atraso de três meses nas obras", explicou.
O responsável garantiu que os concelhos de Elvas e Campo Maior passam também a ter água de melhor qualidade com a entrada em funcionamento da ETA do Caia renovada".
João Silva Costa explicou ainda que a ETA do Caia ficará com uma capacidade de tratamento de 700 metros cúbicos de água por hora, o triplo da capacidade actual.
Em termos de qualidade, a tecnologia utilizada é diferente, mais sofisticada e permite tratar a água nos padrões de qualidade exigidos pela União Europeia.
"A água no Verão apresentava, por vezes, uma cor escura, mas a partir de Julho vai deixar de ter esse problema, ficando também resolvida a questão das eventuais faltas de água em Campo Maior e na localidade de Assumar, concelho de Monforte", garantiu.
O abastecimento de água aos concelhos de Monforte e Arronches é efectuado actualmente a partir de furos.
Segundo o responsável, a renovação da ETA do Caia está orçada em cinco milhões de euros, enquanto o investimento nas condutas para o abastecimento de água a Monforte e Arronches e a renovação das condutas de abastecimento a Elvas e Campo Maior está calculado em 18 milhões de euros.
João Costa e Silva indicou ainda que a nova ETA de Póvoa e Meadas, que está pronta a funcionar, envolveu um investimento de cinco milhões de euros, enquanto os 350 quilómetros de condutas para o abastecimento aos oito concelhos que vai servir custaram cerca de 24 milhões de euros.
Os oito concelhos servidos pela barragem de Póvoa e Meadas estão a ser abastecidos a partir de furos e pequenas captações.
Os restantes três concelhos do distrito, Portalegre, Marvão e Castelo de Vide, são "alimentados" pela Barragem da Apartadura, que serve ainda a localidade de Montalvão, em Nisa.
O abastecimento de água a partir da Barragem da Apartadura, cujo sistema ficou concluído em Novembro de 2006, envolveu a remodelação da ETA e construção de condutas, num investimento de sete milhões de euros.
A empresa multimunicipal Águas do Norte Alentejano é constituída pela Águas de Portugal, representando 51 por cento do capital, e pelos 15 municípios do distrito de Portalegre, com os restantes 49 por cento, e serve cerca de 130 mil habitantes.
A Águas do Norte Alentejano é responsável pela exploração e gestão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e saneamento do Norte Alentejano para captação, tratamento e distribuição de água para consumo público e para recolha, tratamento e rejeição de efluentes.