Durão preocupado com Chipre enquanto BCE lança ultimato

O Banco Central Europeu (BCE) lançou esta manhã um ultimato ao Chipre, afirmando que o país tem que aprovar um plano de resgate até segunda-feira. Caso contrário, o BCE deixa de garantir liquidez à banca cipriota a partir desse dia. O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, já admitiu que está preocupado com o país.

Sandra Henriques /

Foto: Thierry Roge/EPA

“Estou muito preocupado com os últimos acontecimentos no Chipre, nomeadamente no que diz respeito às consequências para os seus cidadãos”, afirmou Durão Barroso esta manhã.

O líder da Comissão Europeia está em Moscovo, onde participa na cimeira entre a União Europeia e a Rússia. “É claro que aqui na Rússia estarei, como sempre, disponível para ouvir as preocupações dos nossos parceiros russos”, declarou.

Estas afirmações de Durão Barroso surgem na mesma altura em que o BCE avisou o Chipre de que depois de segunda-feira a liquidez só será assegurada mediante a entrada em cena de um programa União Europeia/Fundo Monetário Internacional que assegure a solvabilidade dos bancos em causa.

PUB