EasyJet assinou acordo com Amadeus e Galileu e entra no mercado dos operadores de viagens

A companhia aérea de baixo custo easyJet anunciou hoje que vai entrar no mercado europeu dos operadores de viagens, através do estabelecimento de um acordo de distribuição com a Amadeus e a Galileu.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Este inovador negócio vai oferecer aos agentes de viagens a possibilidade de ver e reservar voos easyJet" através do sistema de distribuição global (GDS) Travelport GDS, "com o objectivo de tornar mais fácil a comparação de preços e as reservas", explica a companhia aérea, em comunicado.

De modo a possibilitar este acordo, a Amadeus e a Galileo desenvolveram separadamente uma nova ferramenta tecnológica de modo a conectar cada GDS directamente ao inventário da easyJet, "permitindo às agências de viagens, pela primeira vez, fazer as reservas na companhia aérea dentro da própria fluência de trabalho do dia-a-dia".

A distribuição através de Amadeus e Galileo está focada nas agências especializadas em viagens de negócios e a easyJet aplicará às tarifas o mesmo princípio aplicado nas vendas não efectuadas pela internet, pelo telefone ou no aeroporto.

Com este negócio, a asyJet pretende também aumentar a sua presença no mercado do passageiro de negócios, que actualmente representa perto de 20 por cento.

"Este é o maior passo em frente na nossa estratégia para atrair mais passageiros de negócios. (...) Agora, as agências de viagens europeias e os seus clientes podem reservar com a easyJet, removendo a última barreira do mercado corporativo das viagens", afirmou o director geral da companhia aérea, Andy Harrison, citado no comunicado.

Por sua vez, o vice-presidente da Amadeus, David Jones, considera que usando esta tecnologia, será possível "oferecer às agências de viagens os conteúdos da easyJet, com um processo de reserva que está integrado directamente dentro do nosso ambiente habitual e ferramenta de trabalho".

Actualmente, a Amadeus está a desenvolver projectos-pilotos na Alemanha, França, Espanha e Reino Unido, que terminarão em Novembro.

Uma vez concluídos, a Amadeus vai ter disponíveis os voos easyJet para todas as agências da sua rede.

Os voos da easyJet vão estar disponíveis através da Galileo no Reino Unido até ao fim de 2007 e no resto da Europa em 2008.

A easyJet tem actualmente a operar 137 aviões em 352 rotas entre 88 aeroportos, em 23 países diferentes.

A partir de Lisboa, a easyJet disponibiliza voos para 11 destinos: Genebra, Londres (Luton), Paris (Charles de Gaulle), Basileia, Milão (Malpensa), Berlim (Schoenefeld), Bristol, Londres (Gatwick), Liverpool, Madrid e Lyon.

PUB