Economia azul. Manifestação de interesse para a participação em projetos eólicos offshore vai abrir este mês
O primeiro-ministro anunciou esta quarta-feira que, já a partir deste mês de outubro, Portugal vai abrir a manifestação de interesse para a participação em projetos eólicos offshore. António Costa marcou presença na sessão de abertura do II Sustainable Blue Economy Investment Forum.
“Continuaremos a trabalhar para que esta temática continue a ser central na agenda dos líderes europeus, e designadamente na visão estratégica para o futuro da União Europeia”, declarou Costa, acrescentando que será antecipada a meta para a criação de 30 por cento das áreas marinhas protegidas já para o final de 2026.
“Nas energias renováveis oceânicas temos também uma ambição clara: atingir uma capacidade instalada de produção da energia eólica offshore de 10gw até 2030”, continuou, passando a anunciar que ainda este mês de outubro será aberta “a manifestação de interesse para a participação em projetos eólicos offshore”.
“Iremos proceder à identificação de promotores interessados no procedimento concorrencial e dar início à fase de diálogo para apresentação de projetos”.
António Costa lembrou que Portugal acolhe desde 2020 o primeiro parque eólico offshore flutuante em continente europeu e o primeiro semi-submersível do mundo, que funciona no norte do país, em Viana do Castelo.