EDP adquire opção de compra da Turbogás e da Portugen

A EDP adquiriu uma opção de compra de 20 por cento da Turbogás e de 26,667 por cento da Portugen por 55,66 milhões de euros, anunciou a eléctrica em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Agência LUSA /

A EDP detém já 20 por cento da Turbogás e tinha a opção de compra sobre os restantes 75 por cento que a alemã RWE tinha acordado vender à International Power (IP).

No contexto deste acordo, estabelecido com a International Power, a EDP renuncia ao seu direito de preferência na compra de 75 por cento da Turbogás e passará a deter 40 por cento da produtora, detentora da central de ciclo combinado a gás da Tapada do Outeiro.

A International Power passará a controlar a empresa, com 55 por cento, e os restantes 5 por cento são detidos pela Koch.

A EDP acordou ainda a eventual assunção de funções na gestão da electricidade produzida pela central da Tapada do Outeiro, caso se verifique a cessação do contrato de aquisição de energia de longo prazo.

A opção deverá ser exercida dentro de nove meses, logo após à assinatura de um contrato de compra e venda entre a International Power, a National Power International Holdings e a RWE para a compra de participações na Turbogás e na Portugen, ou durante o período compreendido entre 1 de Janeiro de 2008 e 31 de Dezembro de 2009.

A International Power anunciou em Julho ter chegado a acordo com a RWE para comprar 75 por cento da Turbogás por 205 milhões de euros.

A Turbogás foi constituída em 1994 para construir e operar a central da Tapada do Outeiro, com uma capacidade instalada de 990 megawatts, que entrou em funcionamento em 1999.

A Portugen é a entidade responsável pela operação e manutenção da central eléctrica.

Em Portugal, a International Power controla ainda, em conjunto com a Endesa e a EDP, a Central do Pego, de 600 megawatts.

ACF.

Lusa/Fim


PUB