EDP apresenta hoje a EDP Renováveis
Lisboa, 06 Mai (Lusa) - A EDP apresenta hoje oficialmente a EDP Renováveis e revela os resultados do primeiro trimestre desta área de negócio, com o mercado a aguardar a decisão sobre a sua colocação em bolsa.
Apesar da decisão ter sido anunciada para Maio, fonte oficial da EDP não confirma se a empresa vai ou não divulgar a sua decisão sobre a entrada em bolsa da EDP Renováveis.
O presidente-executivo António Mexia tem afirmado que a prioridade da EDP é realizar o IPO da EDP Renováveis, mas que só o fará se as condições de mercado o permitirem.
A Lusa avançou na segunda-feira que a EDP vai contactar investidores institucionais portugueses e estrangeiros para avaliar as condições em que poderá ser feita a colocação em bolsa da sua unidade de energias renováveis.
Se entrar em bolsa - através de um aumento de capital - a EDP Renováveis será a segunda maior empresa cotada a nível mundial a operar no sector da energia renovável.
Se a EDP optar por não colocar a empresa em bolsa, António Mexia já afirmou que poderá avançar com outras alternativas que assegurem o esforço de financiamento da empresa, como a venda directa de 5 a 10 por cento do capital a dois ou três investidores.
A EDP Renováveis tem actualmente uma capacidade eólica instalada de 3,6 gigawatts (GW), pretendendo chegar aos 7,6 GW em 2010.
Entre 2011 e 2013, a EDP Renováveis espera continuar a crescer a um ritmo de 1.200 megawatts (MW) por ano.