EDP coloca em bolsa 25% da EDP Renováveis, a entre 7,40 e 8,90 euros por acção

Lisboa, 15 Mai (Lusa) - A EDP anunciou hoje que vai colocar em bolsa 25 por cento da EDP Renováveis, com o intervalo de preços fixado entre 7,40 euros e 8,90 euros por acção.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) anunciou também hoje a aprovação do prospecto para o lançamento da Oferta Pública Inicial (IPO).

"Com a aprovação deste prospecto, estão reunidas as condições para promover o IPO da EDP Renováveis, através de uma oferta combinada de 225.427.952 acções, representativas de até 25 por cento do capital social após um aumento de capital", diz a EDP em comunicado divulgado ao mercado.

"O intervalo do preço de subscrição das acções foi fixado entre 7,40 e 8,90 euros por acção - equivalente a um enterprise value entre aproximadamente 7 mil milhões e 8 mil milhões de euros", acrescentou a EDP.

A estes valores, a EDP encaixará com a operação entre 1,7 mil milhões e 2 mil milhões de euros.

Este será "o maior IPO a ser lançado na Europa em 2008, até à presente data", refere a EDP.

A capitalização bolsista da EDP Renováveis, após a subscrição integral do aumento de capital, deverá situar-se entre 6,7 mil milhões e 8 mil milhões de euros, com base no intervalo de preços da oferta.

O período para ordens de compra de acções tem início na segunda-feira e decorre até 30 de Maio, refere o prospecto.

Os resultados serão apurados a 02 de Junho, com a admissão à negociação na Euronext Lisboa prevista para 04 de Junho.

No passado dia 06 de Maio, a EDP apresentou oficialmente a EDP Renováveis e os resultados do primeiro trimestre desta área de negócio, depois de ter entregue à CMVM, no início de Abril, um rascunho do prospecto do IPO.

O presidente-executivo da EDP, António Mexia, afirmou em diversas ocasiões que o IPO da EDP Renováveis é prioridade para a empresa, mas que estava condicionada às condições de mercado.

Esta quarta-feira, António Mexia dizia em declarações à agência Lusa, que estava "a gostar mais das cores do mercado agora do que há umas semanas", dando um sinal de que a operação iria avançar.

Os analistas do BCP Investimento tinham determinado um intervalo de entre 8,5 a 9,5 mil milhões de euros para o valor da unidade de energias renováveis da EDP, segundo um relatório a que a agência Lusa teve acesso.

Os analistas do Caixa BI, banco de investimento que integra o consórcio de assessores financeiros da EDP que prepararam a colocação em bolsa da EDP Renováveis, avaliaram a empresa em entre 8,4 a 10 mil milhões de euros.

O BCP Investimento é o banco que coordena a colocação em bolsa da EDP Renováveis, numa operação que conta ainda com a participação do BES Investimento e da Caixa BI, bem como da UBS, do Citigroup e da Morgan Stanley.

ANP/ACF

Lusa/Fim


PUB