EDP conta com 80 mil clientes do segmento doméstico no mercado liberalizado

A EDP Comercial já conseguiu 80 mil novos clientes domésticos, com a tarifa EDP5D, e vendeu durante um ano ao sector empresarial 3,5 milhões de megawatts/hora de electricidade, afirmando-se como líder do mercado liberalizado, disse à Lusa Jorge Cruz Morais.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O administrador-executivo responsável pela área comercial disse à Lusa que a EDP tem tido capacidade para cativar os clientes com maior potência instalada, superior a 6,9 kilovolts/ampere (kVa), e no segmento doméstico os consumidores estão a mudar para a tarifa EDP5D porque "têm vantagens".

O objectivo da EDP para o segmento doméstico é chegar ao final do ano com 130 mil clientes.

Segundo o boletim mensal sobre o mercado liberalizado, divulgado pela ERSE, a EDP Comercial consolidou em Maio a sua posição de liderança no mercado liberalizado de electricidade, seguido pela Endesa e Unión Fenosa.

A EDP Comercial tem 94 por cento do número total de clientes, que é de 67.106, e é responsável por 55 por cento do total de fornecimentos no mercado liberalizado, que ascendeu a 9,2 terawatts/hora (TWh).

A carteira de clientes da EDP Comercial registou em Maio um crescimento de cerca de 21 por cento em número de clientes e de 7,6 por cento em consumo.


PUB