EDP e Ordem Engenheiros promovem acções formação sobre eficiência energética

A EDP e a Ordem dos Engenheiros estão a promover acções de formação dirigidas aos profissionais do mercado de construção relativamente à eficiência energética dos edifícios, anunciou hoje a eléctrica.

Agência LUSA /

As acções de sensibilização para esta matéria, cuja legislação comunitária deverá ser transposta para a lei portuguesa até Janeiro de 2006, abrangeram já 300 engenheiros e técnicos de construção em Lisboa, Porto, Coimbra e Faro.

O sector dos edifícios é responsável por cerca de 30 por cento do consumo de energia final em Portugal e o que apresenta a maior taxa de crescimento da procura energética, refere a EDP.

Segundo o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando Santo, apesar de existir regulamentação sobre eficiência energética dos edifícios desde 1990, ela nunca foi muito respeitada, até porque não existe um sistema de controlo de qualidade da construção.

A nova legislação "duplica as exigências face a 1990", o que poderá ter, segundo o bastonário, dois efeitos positivos: a redução do consumo de energia nos edifícios e o aumento da qualidade de construção.

O bastonário alerta, contudo, que, para a efectiva aplicação da lei, é necessária a existência de técnicos qualificados e de um processo de controlo de qualidade.

PUB