EDP lança OPA sobre a EDP Renováveis a 6,80 euros por ação

por Carlos Santos Neves - RTP
A oferta abrange perto de 22,5 por cento do capital social da EDP Renováveis José Manuel Ribeiro - Reuters

A EDP deu esta segunda-feira um primeiro passo para uma Oferta Pública geral e voluntária de Aquisição de ações da EDP Renováveis. Oferece 6,80 euros por título e admite retirar a subsidiária da bolsa, caso obtenha mais de 90 por cento do capital.

Em comunicado remetido à CMVM, a EDP refere que “os valores mobiliários objeto da oferta são ações ordinárias, escriturais e nominativas, com o valor nominal de cinco euros cada, representativas do capital social” da EDP Renováveis.Neste anúncio preliminar de lançamento da OPA, a EDP admite retirar a EDP Renováveis da bolsa, caso obtenha mais de 90 por cento do capital da subsidiária na operação.

A oferta abrange perto de 22,5 por cento do capital social da EDP Renováveis e a contrapartida oferecida - em numerário - é de 6,80 euros por ação.

O valor corresponde a “um prémio de cerca de 10,5 por cento em relação ao preço médio ponderado das ações da sociedade visada no Euronext by Euronext Lisbon, o mercado regulamentado gerido pela Euronext Lisbon, nos seis meses imediatamente anteriores a este anúncio, o qual é de 6,15 euros”, ainda segundo a nota enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Representa também um “prémio de cerca de 9,7 por cento em relação ao preço de negociação das ações da sociedade visada no Euronext by Euronext Lisbon [...] no dia 24 de março, o qual é de 6,20 euros por ação”.

“A oferta é geral e voluntária, obrigando a oferente, nos termos e condições do presente anúncio preliminar e do anúncio de lançamento, a adquirir a totalidade das ações representativas do capital social" da EDP Renováveis "que forem objeto de válida aceitação da oferta”, indica a elétrica.
Com o produto da venda da Naturgas
Com esta operação em vista, a EDP anuiu à venda da Naturgas Energía Distribuición, subsidiária para a atividade de distribuição de gás em Espanha. O encaixe financeiro será utilizado para adquirir ações da EDP Renováveis.

”O encaixe financeiro resultante desta alienação será parcialmente aplicado na igualmente anunciada hoje potencial aquisição de ações da EDP Renováveis, atualmente detidas por acionistas minoritários, enquanto o valor remanescente se destinará à redução da dívida e nível de endividamento da EDP”.

A empresa sublinha que a oferta pela totalidade da Naturgas Energía Distribuición “corresponde a um firm value de 2.591 milhões de euros, tendo um impacto esperado de cerca de 2,3 mil milhões de euros na redução da dívida líquida da EDP em 2017”.

Este firm value, ou valor da empresa, “inclui cerca de 200 milhões de euros a receber após 2017 num período esperado de cinco anos”.
A EDP é já detentora de direitos de voto inerentes a perto de 676,3 milhões de ações representativas de cerca de 77,54 por cento do capital social da EDP Renováveis.

A oferta vinculativa, “totalmente financiada, foi apresentada por parte de um consórcio de investidores composto, entre outros, por investidores institucionais assessorados pela J.P. Morgan Asset Management, pelo Abu Dhabi Investment Council e pelo Swiss Life Asset Managers”, revela a EDP, para acrescentar que “foi submetida pela Nature Investments, veículo instrumental criado pelo consórcio composto pela Covalis Capital e pela White Summit Capital”.

EDP e consórcio de investidores querem “avançar para a assinatura de acordos definitivos no mês de abril, sendo que a conclusão da transação proposta estará sujeita às habituais aprovações regulatórias”. A transação “não inclui as atividades de comercialização de gás, não tendo qualquer impacto na relação da EDP com os seus clientes em Espanha”.

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) da Naturgas Energía Distribuición em 2016 foi de 165 milhões de euros - ajustado para traduzir a contribuição nos 12 meses do ano dos ativos de GPL adquiridos à Repsol.

A EDP conclui que a transação “não terá impacto” nos resultados no primeiro trimestre, “representando uma mais-valia líquida esperada de cerca de 700 milhões de euros em 2017”.

c/ Lusa
Tópicos
pub