EDP lidera grupo que pretende salvar empresa de Vila do Conde

A EDP pode avançar com um projecto de salvação da empresa Qimonda e está pronta a liderar um processo de que fazem parte ainda as empresas portuguesas EFACEC, DST, BES e BCP. O objectivo é tentar salvar o maior número possível de empregos na unidade fabril de Vila do Conde.

RTP /
A EDP pode estar na base de mais uma tentativa de salvação da Qimonda. RTP

Uma nova esperança de salvação da empresa Qimonda é avançada hoje pelo jornal Diário Económico que escreve que a EDP poderá liderar um grupo de empresas portuguesas que pretendem assumir o processo de aquisição da unidade fabril de Vila do Conde.

De acordo com o Diário Económico o grupo que reúne também a EFACEC, a DST, o BES e o BCP quer comprar a Qimonda Solar e tem como principal objectivo salvar o maior número de empregos possível.

Recorde-se que esta aposta liderada pela EDP surge numa altura em que a administração da Qimonda Portugal já entregou o plano de insolvência no Tribunal de Comércio de Vila Nova de Gaia, um plano que, segundo apurou a RTP, refere que a empresa é recuperável e são apresentadas várias soluções com possibilidade de manter mil empregos.

A proposta, que foi entregue no Tribunal no final da passada semana, admite a possibilidade de manter a actividade da empresa e cerca de mil postos de trabalho que se referem aos 834 trabalhadores que entraram em regime de 'lay-off' e ainda os mais os 200 que se encontram ainda a trabalhar na unidade.

Ainda ontem o primeiro-ministro, José Sócrates, voltou a referir-se à empresa de Vila do Conde para anunciar que o Governo continua a fazer "todos os possíveis" para manter a laboração na Qimonda Portugal.

"O Governo tem acompanhado a situação da Qimonda muito de perto e está muito empenhado em fazer tudo o que é possível para recuperar a empresa e para que a empresa volte a trabalhar", disse José Sócrates.

 

PUB