EDP lidera mercado livre de eletricidade com quota de 83%

Lisboa, 03 mai (Lusa) - A EDP Comercial continua a ser o principal operador no mercado de eletricidade, com cerca de 83% dos mais de 1,5 milhões de clientes que já transitaram para a tarifa livre, anunciou hoje a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Lusa /

Segundo o relatório mensal do mercado liberalizado de eletricidade, publicado pela ERSE, a EDP Comercial, - a empresa do grupo liderado por António Mexia para o mercado livre - "continua como o principal operador no mercado livre, quer em número de clientes (cerca de 83% do total de clientes), quer em consumos (cerca de 43% dos fornecimentos no mercado liberalizado), tendo ainda consolidado a sua posição face a fevereiro, com um aumento de quota em cerca de 0,8%, quer em número, quer em consumo".

A ERSE adianta que o número acumulado de clientes em atividade no mercado livre, em termos absolutos, é de 1.564 mil clientes em março, sendo que, nesse mês, o crescimento líquido "foi de 124 mil clientes face ao mês anterior"

Para além da EDP Comercial "não ocorreram grandes alterações nas quotas entre fevereiro e março, sendo a maior a da Endesa, que vem perdendo quota desde abril de 2012, com um decréscimo de 0,6 pontos percentuais, absorvida na totalidade pela EDP, juntamente com as da Iberdrola e da Galp, que viram diminuir a sua quota em 0,1 pontos percentuais".

O regulador da energia refere que os três principais operadores de mercado -- EDP, Endesa e Iberdrola -, em conjunto "representam cerca de 87% dos fornecimentos de energia no mercado livre e detêm cerca de 94% dos clientes que operam neste mercado".

O número de clientes no mercado livre cresceu em março cerca de 9%, depois do crescimento de 11% em fevereiro, sendo que a ERSE acrescenta que desde março do ano passado, o número de consumidores no mercado livre "mais do que triplicou, registando-se uma aceleração das migrações para o regime de mercado em especial no último semestre de 2012".

Em termos globais, o mercado livre já representa mais de 64% do consumo total de eletricidade em Portugal. Face a março de 2012, o mercado livre aumentou cerca de 11 pontos percentuais o seu peso relativo em termos de consumo abastecido.

Tópicos
PUB