EDP Renováveis fecha terceiro dia negociação a cair 1,26 % para 7,85 euros a acção
Lisboa, 06 Jun (Lusa) -A EDP Renováveis fechou hoje a cair 1,26 por cento para 7,85 euros a acção, no terceiro dia de negociação, abaixo dos 8 euros fixados para a sua estreia no mercado.
Ao fim de três dias na bolsa, a EDP Renováveis ainda não conseguiu fechar acima dos 8 euros, apesar de na primeira sessão ter atingido um máximo de 8,06 euros.
Depois de recuperar na quinta-feira 3,92 por cento, tendo fechado a 7,95 euros, a subsidiária da EDP para as energias renováveis voltou a sofrer hoje uma desvalorização de 1,26 por cento, tendo negociado pouco mais de 4 milhões de acções, num montante de 32 milhões de euros.
O comportamento da EDP Renováveis tem, aliás, sido de grande volatilidade nos primeiros três dias.
No primeiro dia negociou 47,1 milhões de acções devido à venda maciça por parte dos investidores institucionais, uma liquidez que caiu 78 por cento no segundo dia ao negociar 10,4 milhões de acções.
Hoje foram negociadas 4 milhões de acções, uma quebra de 60 por cento face à sessão anterior.
A sessão de hoje ficou marcada pela admissão à negociação da tranche de 151 milhões de acções destinadas aos investidores institucionais.
Até 4 de Julho serão admitidos à negociação os 29,4 milhões de acções do "greenshoe" (lote suplementar de acções de que pode ser subscrito por opção dos bancos compradores) e a 17 de Julho serão colocados as 3,7 milhões de acções atribuídas aos trabalhadores da EDP.
No total, a EDP Renováveis vai encaixar cerca de 1,8 mil milhões de euros com a oferta pública de subscrição, montante que será utilizado para reduzir a dívida da empresa e financiar a sua expansão.
ACF.
Lusa/Fim