EDP Renováveis vende 49% de portfólio nos EUA a fundo gerido pela Ares Infrastructure
A EDP Renováveis (EDPR) concluiu um acordo de compra e venda para a alienação de 49% no capital social de um portfólio de 1.632 MW nos EUA a um fundo gerido pela Ares Infrastructure Opportunities, segundo um comunicado.
Na nota, divulgada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDPR indicou que "concluiu um acordo de compra e venda para a alienação de uma participação direta de 49% no capital social comum de um portefólio de 1.632 MW [megawatts] nos Estados Unidos da América (EUA) a um fundo gerido pela Ares Infrastructure Opportunities".
Segundo a empresa, o portefólio inclui "1.030 MW de capacidade solar, 402 MW de capacidade eólica e 200 MW de armazenamento, distribuídos em dez ativos localizados em quatro mercados dos EUA".
A EDPR indicou que este portefólio abrange "cinco projetos em operação, bem como cinco projetos atualmente em construção, com datas previstas de entrada em operação até 2026", adiantou.
A empresa destacou ainda que todos os projetos contam com "Power Purchase Agreements de longo prazo, com uma duração média de 18 anos".
De acordo com a EDPR, o `enterprise value` (valor do ativo) estimado para 100% do portefólio ascende a 2,9 mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros).
"Com este acordo, a EDPR receberá 0,8 mil milhões de dólares [682 milhões de euros] em encaixe financeiro, contribuindo para um total de, aproximadamente, 1,8 mil milhões de euros de proveitos de rotação de ativos já assegurados para 2025", destacou.