EDP vai avançar com colocação em bolsa da EDP Renováveis no segundo trimestre deste ano
Lisboa, 31 Jan (Lusa) - A EDP-Energias Portugal anunciou hoje que está a preparar a entrada em bolsa da sua subsidiária para as renováveis, EDP Renováveis, através da colocação de novas acções, no segundo trimestre deste ano.
A EDP vai proceder a um aumento de capital entre 20 a 25 por cento, anunciou a empresa em comunicado à CMVM no dia em que se realiza o Investor Day, no Porto.
A colocação em bolsa da EDP Renováveis permitirá, segundo a apresentação do administrador financeiro Nuno Alves, sustentar o esforço financeiro, aumentar a visibilidade e transparência do valor e aceder ao mercado para aumentar o crescimento.
Na apresentação que está a decorrer, o presidente-executivo da EDP, António Mexia, afirmou que a energia eólica e a hídrica serão os principais factores de crescimento para a EDP nos próximos 5 anos.
O responsável prevê que activos eólicos e hídricos representem 45 por cento do EBITDA consolidado em 2010 e 70 por cento do EBITDA por tecnologia também em 2010.
Os investimentos operacionais nestes dois tipos de activos vão representar 68 por cento do investimento entre 2008 e 2010, do qual 31 por cento se destina aos parques eólicos dos Estados Unidos, 27 por cento às eólicas na Europa e 6 por cento à hídrica na Península Ibérica.
António Mexia defende que a EDP tem possibilidade de aumentar a sua capacidade hídrica em 50 por cento entre 2007 e 2015, suportada no potencial hídrico ainda não desenvolvido.
O responsável diz ainda que a EDP Renováveis tem a maior taxa de crescimento entre os seus pares, planeando atingir uma capacidade instalada de 7.600 megawatts (MW) em 2010.
Entre 2011 e 2012 espera construir 1.200 MW por ano.
A colocação em bolsa será feita pela Morgan Stanley, UBS, Citigroup, BES, CaixaBI e Millennium IB.
ACF.