Economia
Eletricidade vai descer 3,5% no mercado regulado
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou esta segunda-feira que o preço da factura da electricidade vai descer 3,5 por cento para os clientes no mercado regulado.
De acordo com o comunicado da ERSE, "os preços regulados de energia elétrica vigorarão a partir do dia 1 de janeiro de 2019 em todo o território português".
A atualização representa uma "descida de 1,58 euros numa fatura média mensal de 45,1 euros", prevê a ERSE.
Os preços da eletricidade para as famílias que ainda estão em mercado regulado descem assim pelo segundo ano consecutivo, depois de a ERSE ter revisto a proposta feita em outubro, que previa uma subida das tarifas de 0,1 por cento.
Os "consumidores com tarifa social beneficiarão de um desconto de 33,8% sobre as tarifas de venda ao consumidor final, de acordo com o estabelecido por despacho do membro do Governo responsável pela área da energia", sublinha o comunicado da ERSE enviado à imprensa.
Já para os consumidores com tarifas sociais, prevê-se uma redução de 13,67 euros, para uma fatura média mensal de 26,8 euros, segundo as contas da ERSE.
A revisão das tarifas surgiu depois de o Governo ter aprovado a transferência de 190 milhões de euros para abater o défice tarifário, como previa o Orçamento do Estado 2019.
As verbas são oriundas da Contribuição Extraordinária sobre o Sector Energético, CESE (praticamente 155 milhões), e da venda de licenças de emissão de CO2 (35 milhões de euros).
A medida vai abranger 1,15 milhões de clientes domésticos do mercado regulado. Mais de cinco milhões já se encontram no mercado liberalizado.
C/Lusa