Embaixador português no Brasil defende a diversificação do investimento
O embaixador de Portugal em Brasília, Francisco Seixas da Costa, defendeu hoje, em São Paulo, a diversificação do investimento português no Brasil.
Em visita à redacção do jornal Destack, Seixas da Costa salientou que o "investimento português no Brasil não deve ficar concentrado em determinadas áreas, mas ir tão longe quanto possível".
"Minha visita representa um sinal de apoio, apreço e de estímulo à iniciativa e ao investimento realizado numa área tão inovadora que é a dos jornais gratuitos", salientou o diplomata à agência Lusa.
Lançado em Julho de 2006, a edição brasileira do Destak resultou de um investimento de quatro milhões de euros do grupo Cofina, da editora Metro News e do empresário luso-brasileiro André Jordan.
O Destak de São Paulo seguiu o modelo da edição original em Portugal, fundada em 2001 por Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão, também accionistas da Metro News.
Na deslocação hoje a São Paulo, Seixas da Costa encontrou-se também com o antigo presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).
O embaixador português reuniu-se ainda com a presidente da Cátedra Jaime Cortesão, Vera Ferlini, na Universidade de São Paulo (USP).
A Cátedra desenvolve actividades de investigação sobre o Império Português, com destaque na região Atlântica, desde o século XV até o estabelecimento do Império Luso no Rio de Janeiro, no século XVIII.
Criada em 1990, através de um acordo entre a USP e o Governo português, a Cátedra Jaime Cortesão reúne actualmente onze professores e cerca de 60 alunos.
No encontro, foram discutidos alguns modelos de cooperação futura entre a Embaixada portuguesa e a cátedra, como a realização de eventos temáticos sobre História Contemporânea portuguesa.
A visita insere-se na programação de eventos na área de questões europeias a organizar pela Embaixada com várias universidades brasileiras, no segundo semestre deste ano, por ocasião da presidência portuguesa da União Europeia.