Emirates Airlines descarta interesse na aquisição da TAP

O vice-presidente para a área de vendas de passageiros em todo do mundo da companhia aérea Emirates Airlines afastou hoje a hipótese de a transportadora estar interessada na aquisição da TAP.

Lusa /

"Não estamos interessados em comprar participações na TAP. A nossa estratégia passa pelo crescimento orgânico da Emirates Airlines através da aquisição de novos aviões", disse hoje Thierry Antinori aos jornalistas, em Lisboa.

O responsável, que falava sobre o novo voo entre Lisboa e os Emirados, que terá início a 09 de julho, destacou ainda que a companhia vai reforçar a sua frota com 30 novos aviões este ano, perfazendo um total de 173 aeronaves.

"Queremos continuar a crescer organicamente, queremos ser uma companhia global para sermos uma alternativa às alianças", salientou o gestor.

Na conferência de imprensa para anunciar a primeira ligação direta entre Lisboa e o Dubai, Thierry Antinori disse também que o primeiro avião da companhia vai iniciar a 09 de julho a ligação aérea direta entre Portugal e o Médio Oriente, sendo esta a 10.ª rota que a Emirates inaugurada este ano.

O responsável da Emirates Airlines vê também o aeroporto internacional de Lisboa como um `hub` "muito importante" para o desenvolvimento da companhia, por permitir ligar Portugal aos países do Médio Oriente e da Ásia.

Além disso, os voos diretos entre as duas cidades, sendo Lisboa um dos `hub` europeus "mais importantes" pela sua localização geoestratégica vai possibilitar potenciar o incremento de rotas para os Estados Unidos, América Latina e África.

Por sua vez, a secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, congratulou-se com este acordo que vai permitir trazer para Portugal mais turistas e incrementar o investimento e os negócios entre ambos os países.

O governante destacou também que "Portugal recebe 12 milhões de turistas anualmente, mais do que a população residente (10 milhões de pessoas)", sendo que a inauguração desta rota "é histórica".

"Este novo voo diário vai ligar o extremo ocidental da Europa com a extensa rede de operações da Emirates, para a África e Ásia, via Dubai", sublinhou Thierry Antinori, realçando que será a única companhia aérea do Médio Oriente a operar em Portugal.

A Emirates vai operar, a partir do dia 09 de julho de 2012, um voo diário entre Lisboa e Dubai com um avião Boeing 777-200ER com três classes de serviço e com capacidade para transportar 16 toneladas de carga, o que permitirá à divisão de carga da Emirates Airlines - a SkyCargo - colocar Lisboa na sua rede global de transporte, facilitando as trocas comerciais entre Portugal e o Médio Oriente e a Ásia.

O novo voo da Emirates sairá diariamente de Lisboa às 17:55 e chegará ao Dubai às 04:35 do dia seguinte. O voo de regresso sairá do Dubai às 09:15 e aterrará em Lisboa às 14:45. A duração do voo é de 8h10 para o Dubai e 7h25 para Lisboa.

A Emirates é uma das companhias aéreas com maior crescimento em todo o mundo, serve 121 destinos em 72 países. Desde a sua base no Dubai, a companhia opera mais de 1.200 partidas por semana para destinos em seis continentes.

Para a ANA Aeroportos, este novo voo de longo curso vai "facilitar a conectividade" entre Portugal e a Índia, China, Japão, África Oriental, Oceânia e Ásia em geral, cumprindo "um dos objetivos estratégicos do aeroporto de Lisboa", com o qual também está de acordo Thierry Antinori, que se manifestou bastante satisfeiro.

A Emirates Airlines "há alguns anos" que está para abrir uma rota aérea direta entre Lisboa e o Dubai, processo negocial que terminou com sucesso.

Tópicos
PUB