Emprego no interior do país vai continuar a ser apoiado

A medida de apoio à criação de emprego no interior do país, o CO3SO Emprego Interior vai ser apresentada novamente no âmbito do próximo quadro comunitário e com um reforço de verbas que poderá superar os 200 milhões.

Rosário Lira - RTP /
Catarina Demony - Reuters

A intenção foi manifestada pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, ao programa Decisão Nacional da RTP Internacional.

Este ano, desde julho, o programa recebeu mais de 4500 candidaturas no valor de 480 milhões, superando claramente o previsto.

Admitindo a surpresa pela recetividade da medida, a ministra revela que vai abrir novo aviso no próximo quadro comunitário.
Já quanto às candidaturas apresentadas e que se encontram em apreciação a nível local, a ministra Ana Abrunhosa refere que a taxa de sucesso deverá situar-se entre os 60 e os 70 por cento e garante também que nenhuma candidatura válida deixará de ser apoiada por falta de dinheiro para o efeito.

Para a ministra, numa altura em que há necessidade de criar emprego, não se compreenderia que assim não fosse.
O CO3SO Emprego previa uma dotação de 90 milhões para a criação de 1600 empregos. A medida apoia a 100 por cento os salários e contribuições para a Segurança Social dos novos postos de trabalho a cargo do empregador e ainda prevê um apoio adicional que pode ir até aos 2200 euros por cada trabalhador contratado sem termo.
Tópicos
PUB