Empresa de aço Lusosider suspende produção e 90 por cento dos contratos de trabalho

Lisboa, 04 Dez (Lusa) - A empresa de aço Lusosider anunciou quarta-feira que suspendeu temporariamente 90 por cento dos seus contratos de trabalho das suas linhas de produção devido à grave crise financeira que provocou uma forte redução na procura de produtos siderúrgicos.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Em comunicado, a Lusosider explicou que a decisão "é irreversível", e que a suspensão "tem como objectivo minimizar o impacto negativo da redução da procura na empresa, sendo que os trabalhadores passarão a receber dois terços da sua retribuição normal ilíquida.

A empresa cita "os artigos 330º e seguintes do Código do Trabalho", para justificar a decisão, que prevêem "medidas de suspensão temporária do contrato de trabalho em situações de crise empresarial resultante de dificuldades do mercado, estruturais ou tecnológicas".

A empresa retomará a actividade a partir de 15 de Março de 2009, data em que prevê a recuperação do mercado e, consequentemente, a retoma do consumo.

"Até ao final do primeiro trimestre de 2009, a Lusosider assegura os serviços mínimos para garantir a segurança e a funcionalidade da empresa e mantém em normal actividade a sua equipa de venda", explicou a empresa.

A Lusosider é uma indústria do sector siderúrgico, localizada em Paio Pires, no Seixal, e com uma capacidade instalada de 550 mil toneladas/ano para produzir quatro grandes grupos de produtos siderúrgicos: folha-de-flandres, chapa galvanizada, chapa laminada a frio e chapa decapada e oleada.

NM/IRE

Lusa/Fim


PUB