Empresa de betoneiras amplia instalações em Penela com investimento de 5 ME

Penela, Coimbra, 27 mar (Lusa) - A empresa de fabrico de betoneiras Simões e Rodrigues (SIRL), de Penela, distrito de Coimbra, que exporta para todos os continentes, inaugura no sábado as obras de ampliação, investimento de cinco milhões de euros.

Lusa /

São mais 4.500 metros quadrados de área, comparticipados pelo Quadro de Referência Nacional Estratégico (QREN), que, segundo o proprietário Mário Simões, visam "aumentar a produção e possibilitar o fabrico de novos modelos".

Em declarações à agência Lusa, o empresário disse que os objetivos para este ano passam por "conquistar mercado em mais países e, se possível, aumentar a faturação", que, em 2014, se cifrou nos 7,8 milhões de euros.

Com duas unidades de produção em Penela e uma em França, a empresa exporta atualmente para 50 países, o último foi a Jordânia, depois de também já ter chegado à Nova Caledónia e Timor Leste.

O mercado nacional representa apenas 18% do volume de faturação, sendo que o espaço europeu representa 50% das exportações.

"Iniciámos a nossa internacionalização em 1995 pelo mercado ibérico e pelos países africanos de língua oficial portuguesa, mas entre 1998 e 2000 tivemos de nos expandir devido à crise económica que assolou o país nessa altura", referiu Mário Simões.

Com a procura externa a aumentar, a empresa Simões e Rodrigues foi-se estendendo por todo o mundo e hoje o seu maior concorrente "é uma multinacional que comprou praticamente todas as fábricas existentes na Europa".

"Mantemo-nos independentes, mas isso obriga-nos a estar sempre presentes em grandes eventos e a ir à conquista de novos mercados, pois não podemos esquecer que estamos num dos piores setores que existe na União Europeia, que é a construção civil", sublinhou Mário Simões.

O empresário, de 43 anos, licenciado em Geografia, mas a trabalhar em metalomecânica desde os 15 anos, dá emprego a 56 pessoas e fabrica atualmente 145 modelos diferentes de betoneiras, além de uma vasta gama de ferramentas e máquinas para a construção civil.

A ampliação das instalações, na zona industrial de Penela, é inaugurada no sábado, às 11:00, numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado do Emprego, Octávio de Oliveira.

 

Tópicos
PUB