Empresa de betoneiras amplia instalações em Penela com investimento de 5 ME
Penela, Coimbra, 27 mar (Lusa) - A empresa de fabrico de betoneiras Simões e Rodrigues (SIRL), de Penela, distrito de Coimbra, que exporta para todos os continentes, inaugura no sábado as obras de ampliação, investimento de cinco milhões de euros.
São mais 4.500 metros quadrados de área, comparticipados pelo Quadro de Referência Nacional Estratégico (QREN), que, segundo o proprietário Mário Simões, visam "aumentar a produção e possibilitar o fabrico de novos modelos".
Em declarações à agência Lusa, o empresário disse que os objetivos para este ano passam por "conquistar mercado em mais países e, se possível, aumentar a faturação", que, em 2014, se cifrou nos 7,8 milhões de euros.
Com duas unidades de produção em Penela e uma em França, a empresa exporta atualmente para 50 países, o último foi a Jordânia, depois de também já ter chegado à Nova Caledónia e Timor Leste.
O mercado nacional representa apenas 18% do volume de faturação, sendo que o espaço europeu representa 50% das exportações.
"Iniciámos a nossa internacionalização em 1995 pelo mercado ibérico e pelos países africanos de língua oficial portuguesa, mas entre 1998 e 2000 tivemos de nos expandir devido à crise económica que assolou o país nessa altura", referiu Mário Simões.
Com a procura externa a aumentar, a empresa Simões e Rodrigues foi-se estendendo por todo o mundo e hoje o seu maior concorrente "é uma multinacional que comprou praticamente todas as fábricas existentes na Europa".
"Mantemo-nos independentes, mas isso obriga-nos a estar sempre presentes em grandes eventos e a ir à conquista de novos mercados, pois não podemos esquecer que estamos num dos piores setores que existe na União Europeia, que é a construção civil", sublinhou Mário Simões.
O empresário, de 43 anos, licenciado em Geografia, mas a trabalhar em metalomecânica desde os 15 anos, dá emprego a 56 pessoas e fabrica atualmente 145 modelos diferentes de betoneiras, além de uma vasta gama de ferramentas e máquinas para a construção civil.
A ampliação das instalações, na zona industrial de Penela, é inaugurada no sábado, às 11:00, numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado do Emprego, Octávio de Oliveira.