Empresa de cablagens Lear despede 285 dos seus 880 trabalhadores

A empresa de cablagens para automóveis Lear-Corporation vai despedir 285 dos 880 trabalhadores da sua fábrica de Valongo, revelou hoje o Sindicato Nacional da Indústria e Energia (SINDEL).

Agência LUSA /

Em comunicado, o sindicato, filiado na UGT, explica que o argumento adiantado pela empresa para proceder ao despedimento colectivo relaciona-se com "a necessidade de adequar o quadro de pessoal às encomendas do único cliente desta unidade, a Jaguar, e assim evitar o encerramento imediato da instalação e a consequente deslocalização para países de Leste".

O SINDEL considera que "esta situação só assegura a laboração até ao final do ano, mantendo-se em dúvida a sua continuidade", e teme que até 2010 não haja em Portugal ou mesmo na Península Ibérica uma única empresa de cablagens de automóveis.

O sindicato promove quinta-feira de manhã um plenário com os trabalhadores da Lear, tendo enviado hoje uma carta ao primeiro- ministro, José Sócrates onde se manifesta "preocupado com o futuro dos trabalhadores pertencentes a empresas de cablagens de automóveis".

Na missiva, o SINDEL adianta já ter solicitado uma audiência ao ministro da Economia, ao qual pretende manifestar a sua "disponibilidade para colaborar numa monitorização das empresas de risco, as quais poderão constituir plataformas-ancoradouras de investimentos nacionais ou internacionais necessitados de mão-de-obra colectiva".

O sindicato pede ainda a Sócrates que "interceda no sentido da realização da audiência" com o ministro da Economia, "se possível com a presença de um membro do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social".

"É arrepiante pensar que as empresas que são agora o problema foram no passado a solução do problema e, de lá até ao presente, nada de estruturante se modificou para o combater", refere ainda a carta.

A agência Lusa contactou a empresa para obter esclarecimentos sobre a situação, mas fonte da Lear disse que a administração não queria fazer qualquer comentário.

PUB