Empresa de congelados de Penela cria 30 novos empregos em novas instalações

Penela, Coimbra, 22 set (Lusa) -- A empresa de produtos congelados Frijobel, em Penela, criou 30 novos postos nos últimos seis meses, na sequência de um investimento de 11 milhões de euros em novas instalações, foi hoje anunciado.

Lusa /

O gestor Paulo Simões Júlio revelou que o volume de negócios da firma, no distrito de Coimbra, deverá rondar os 33 milhões de euros no final do exercício deste ano.

O antigo secretário de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa falava aos jornalistas durante uma visita à unidade industrial da Frijobel, em que também foi apresentada "a capacidade de produção e logística instalada" e a estratégia de crescimento para os próximos anos, tirando partido do investimento em novas instalações.

"Queremos competir a nível global", disse, frisando que os concorrentes da empresa de Penela, criado pelo casal Raul Vasconcelos e Isabel Vasconcelos, "Estão espalhados pelo mundo inteiro".

Ao abordar as estratégias de internacionalização da Frijobel, que atualmente emprega 165 pessoas, incluindo alguns estagiários, Paulo Júlio frisou que, em Portugal, "não há caminho de crescimento das empresas se não houver solidez financeira".

Com uma capacidade de produção de 40 toneladas por dia de produtos congelados, sobretudo peixe, marisco, outros produtos do mar e seus derivados, a empresa exporta para mais de 15 países europeus e de outros continentes, dispondo de 4.500 clientes em Portugal e no mercado externo.

Após os últimos investimentos, no âmbito de obras e instalação de novos equipamentos e máquinas realizados entre 2013 e 2016, a capacidade logística de frio ronda as 10 mil toneladas de produtos.

Desde 2013, a empresa quase duplicou o número de trabalhadores, que aumentou de 90 para 165, 30 dos quais criados no último meio ano.

O tradicional pastel de bacalhau é um dos produtos "que tem imenso potencial" nos países e territórios do Extremo Oriente, para onde a Frijobel exporta, como o Japão, a República Popular da China, Macau e Hong Kong, disse Paulo Júlio, ex-presidente da Câmara Municipal de Penela.

O pastel de bacalhau, por exemplo, "é um produto agradável que pode ser diferenciador", pelo seu sabor, mas também por ser característico da gastronomia portuguesa e atlântica, acrescentou.

Dos 11 milhões de euros investidos nas novas instalações, dois milhões de euros foram aplicados em máquinas e outros equipamentos.

No ano passado, o grupo fundado pela família Vasconcelos criou uma nova empresa, a Frijobel Global, que aposta na exportação de genuínos produtos nacionais, incluindo da região de Sicó, da qual Penela faz parte, como azeite, vinho, mel e queijos, entre outros,

Paulo Júlio apresentou igualmente, hoje, o novo logotipo da Frijobel, que "comemora uma fase" de crescimento da empresa.

Tópicos
PUB