Empresa de Oliveira do Bairro aumenta capacidade de produzir `croutons` após investimento de quatro milhões

por Lusa

A Rialto, empresa da indústria alimentar de Oliveira do Bairro, vai aumentar a sua capacidade de produzir `croutons` a partir de fevereiro, depois de investir quatro milhões de euros (ME) num novo pavilhão, revelou hoje um dos responsáveis.

Em declarações à agência Lusa, o responsável de marketing e comunicação da Rialto, Tiago Lameiro, explicou que a nova linha de produção deverá arrancar "até ao final do mês de fevereiro".

"Atualmente, conseguimos produzir diariamente 20 toneladas de produto final. Com a nova linha, contamos produzir mais cinco a seis toneladas por dia", disse.

A empresa tem em curso um investimento na ordem dos quatro milhões de euros, que permitiu fazer crescer as instalações na Zona Industrial da Palhaça, através da construção de um pavilhão novo, com cerca de três mil metros quadrados, que "ficou concluído ainda em 2022".

"A nova linha de produção já está montada e estamos agora a ultimar os testes de massa, produto e tostagem. Esta nova linha vem reforçar a produção dos `croutons`, juntando-se às outras duas já existentes", acrescentou.

Os `croutons` são a grande aposta desta empresa e representam atualmente cerca de 60 % da sua produção.

"Penso que terão cada vez mais peso na nossa produção, pois é um produto em que nós acreditamos, que fazemos bem e que continuamos a desenvolver", apontou.

Estes pedacinhos de pão tostado são "focados para as saladas", mas com este investimento estão também a desenvolver um outro tipo de `croutons`: "uma nova gama focada em acompanhar as sopas".

A Rialto pretende também continuar a fazer outro tipo de produtos, sempre na variante do pão tostado, mas é na produção de `croutons` que pretendem "ser líderes europeus".

Segundo Tiago Lameiro, a Rialto registou em 2022 uma faturação de 8,7 milhões de euros, tendo 60% da sua produção como destino o exterior, maioritariamente para a Espanha, seguindo-se a Holanda.

"Em termos nacionais, grande parte dos 40% é em termos de pão ralado. Na grande distribuição temos quase todos os nossos produtos, mas o que tem mais peso em termos de faturação é o pão ralado", destacou.

Atualmente com mais de 60 funcionários, a Rialto nasceu em 1988, com apenas seis trabalhadores, funcionando como pastelaria e padaria local, para fornecer o consumidor da região de Aveiro.

Mais tarde, em resposta a uma tendência de mercado, passou a fabricar `croutons`, tostas com sabor e pão ralado.

 

Tópicos
pub