Empresa Grifols dispara na Bolsa ao testar medicamento contra Covid-19

por RTP
Denis Balibouse - Reuters

A farmacêutica espanhola Grifols registou, esta quinta-feira, uma subida de 6,08 por cento na Bolsa de Valores. Este aumento segue-se ao anúncio de uma colaboração da multinacional espanhola com o governo norte-americano na descoberta de um possível tratamento para a doença Covid-19.

A empresa espanhola Grifols registou uma subida de 6,08 por cento na Bolsa de Valores esta quarta-feira, sendo ultrapassada apenas pelo banco espanhol Bankia e pela imobiliária Colonial.

A subida nas ações ocorre depois de a farmacêutica espanhola ter anunciado, na quarta-feira, uma parceria com os Estados Unidos na realização de testes para um medicamento contra a Covid-19.

A Grifols concordou em colaborar com várias agências norte-americanas para trabalhar num possível tratamento para a Covid-19 através da recolha de plasma de pacientes que recuperaram da doença.

Num comunicado, a empresa explicou que o plasma será processado para produzir imunoglobulinas hiperimunes que serão posteriormente submetidas a testes clínicos para perceber se podem ser usadas como tratamento da doença.

A farmacêutica está, além disso, a trabalhar num método para diagnosticar a doença que permitiria uma recolha diária de mil amostras.

Em todo o mundo, a Covid-19 já causou 23 mil mortes e infetou mais de 510 mil pessoas. Há também a registar um total de mais de 120 mil pessoas recuperadas.
Tópicos
pub