Empresa japonesa Marubeni quer investir em energia geontérmica

Tóquio, 06 out (Lusa) - A empresa japonesa Marubeni está a estudar a construção de duas centrais geotérmicas no país numa nova aposta pelas energias renováveis do país asiático após o acidente nuclear de Fukushima.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A Marubeni pretende aproveitar a sua experiência como operadora de centrais do género na Costa Rica e outros países, e tem planos para a construção entre 2013 e 2014 entre duas a quatro fábricas capazes de gerar eletricidade aproveitando o calor do subsolo no nordeste do Japão e na ilha de Hokkaido.

De acordo com o diário "Nikkei", a Marubeni estima que cada projeto deverá obrigar a um investimento de mim milhões de ienes (9,7 milhões de euros) e prevê procurar empresas e instituições financeiras nacionais e estrangeiras interessadas no investimento.

A mudança do Governo nipónico em criar mecanismos que favoreçam as energias renováveis, fez com que várias empresas estudem um investimento na energia geotérmica.

Os elevados custos e a excessiva regulação colocavam obstáculos ao desenvolvimento da produção deste tipo de energia, pese embora o enorme potencial do país vulcânico que poderia produzir 20 milhões de kilowats em eletricidade em vez dos 500.000 que se produzem atualmente.

PUB