Empresa norte-coreana suspeita de vender armas a partir de Zuhai, China

Uma empresa norte-coreana estará a vender equipamento militar a partir da cidade chinesa de Zhuhai, onde está sediada após ter fechado portas em Macau em 2006, noticiou o Macau Business na sua edição de setembro.

Lusa /

Apesar do embargo internacional que pende sobre a Coreia do Norte, a empresa possui um `site` ativo, através do qual publicita o armamento de forma dissimulada, sem criar tráfego e evitando os motores de busca, dificultando a sua deteção através de sistemas de vigilância, explica-se no artigo.

O `site` funcionará como uma amostra de um catálogo apenas visível na `dark web`, com recurso a uma VPN ou através de mensagens encriptadas, segundo fontes citadas na última edição da revista da plataforma de informação Macau Business.

A empresa chama-se Zokwang Trading Company, uma subsidiária do Daesong Economic Group, sob alçada do ministro do Comércio Externo norte-coreano.

Entre as armas listadas no `site`, o destaque vai para o sistema de mísseis Pongae-5 Strategic Surface to Air Missile System desenvolvido por Pyongyang.

Tópicos
PUB