Última Hora
Incêndio em bar na Suíça. Autoridades confirmam portuguesa ferida e outra desaparecida

Empresa portuguesa convidada pela CE a expor na Alemanha

A empresa portuguesa Médicos na Internet (MNI) anunciou hoje ter sido convidada pela Comissão Europeia para integrar a CeBIT 2006, na Alemanha, a maior feira do mundo na área das tecnologias de informação e telecomunicações.

Agência LUSA /

A MNI, que recebeu em 2005 o IST Prize, um prémio destinado a distinguir o melhor da inovação europeia, irá integrar o stand onde estarão presentes todos os nomeados para este galardão.

Na feira, que decorre de sexta-feira a 15 de Março em Hannover, a empresa portuguesa irá expor a ferramenta digital que inventou para eliminar o uso do papel no registo dos procedimentos clínicos, nomeadamente em hospitais e centros de saúde.

Denominado Alert, o `software` inovador foi desenvolvido ao abrigo do programa PRIME DemTec - Sistema de Incentivos à Realização de Projectos Piloto relativos a Produtos, Processos e Sistemas Inovadores e está já a ser testado em hospitais portugueses e espanhóis.

De acordo com a informação fornecida pela empresa, o Alert permite digitalizar e disponibilizar em rede toda a informação relativa aos pacientes e respectivos episódios clínicos, para uma mais fácil e rápida consulta.

"Este software possibilita também a gestão eficaz de todos os recursos disponíveis, evita repetições de exames clínicos e faz o registo de toda a actividade dos profissionais de saúde, o que permite ainda uma análise do funcionamento das instituições", refere.

Para responder às necessidades dos seus utilizadores, o Alert foi desenvolvido por equipas multidisciplinares, que incluíram médicos, administradores hospitalares, directores de serviços, enfermeiros, auxiliares e administrativos, além de engenheiros informáticos e designers de comunicação.

De acordo com os responsáveis da MNI, cada módulo do `software` tem acesso diferenciado para cada interveniente no processo, desde médicos e enfermeiros até auxiliares de diagnóstico, de acordo com as respectivas competências.

Criada em 1999, por Jorge Guimarães, vencedor do Prémio BIAL de Medicina, a MNI, com 130 funcionários faz parte da rede de Pequenas e Médias Empresas (PME) Inovadoras da COTEC Portugal, encontrando-se actualmente em processo de internacionalização para o Brasil, Estados Unidos e Benelux.

A Agência de Inovação promove uma acção de demonstração do Alerter, um dos 27 seleccionados entre um conjunto de 71 candidaturas ao PRIME DemTec, na quarta-feira, no Porto.

Durante a sessão, serão divulgados resultados de um estudo sobre o impacto do Alerter em alguns dos hospitais-piloto.

A CeBIT 2006 acolhe 6.300 expositores de 70 países, esperando-se que receba quase 130 mil visitantes.


PUB