Empresa portuguesa cria serviço inovador para localizar pessoas em tempo real
Lisboa, 15 Abr (Lusa) - Uma empresa portuguesa criou um serviço inovador para telemóveis, semelhante a uma rede social virtual, que permite localizar pessoas em tempo real, prevendo atingir em três anos cerca de um milhão de utilizadores em todo o mundo.
"Com o `wizi` podemos partilhar a nossa localização e saber onde se encontram amigos, familiares ou outras pessoas que estejam inseridas na nossa rede que funciona um pouco como o `messenger`", explicou o responsável da empresa que desenvolveu o produto (Timebi), Paulo Dimas.
"Uma mãe pode saber se o filho está na escola ou em casa ou um grupo de amigos pode facilmente encontrar outras se forem sair à noite. Tudo isto em tempo real", exemplificou.
Paulo Dimas salientou que a privacidade dos utilizadores está salvaguardada: "é possível escolher com quem queremos partilhar informações sobre a nossa localização e durante quanto tempo. Podemos ficar invisíveis".
A tecnologia só é suportada, por enquanto, por um número restrito de telemóveis (Blackberry), mas a Timebi está a desenvolver a aplicação para outras plataformas, entre as quais a Nokia.
"É a marca de telemóveis mais vendida. Estamos a trabalhar para ter a aplicação disponível [para os telemóveis desta marca] no terceiro trimestre do ano", revelou.
O projecto da Timebi, cujo investimento ronda os 344 mil euros, foi um dos seleccionados no âmbito do sistema de incentivos à inovação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e vai contar com um financiamento comunitário de 189 mil euros.
"Esse apoio vai ser usado para a internacionalização. Estamos a fazer toda a nossa comunicação em inglês e vamos posicionar a nossa marca globalmente. O nosso objectivo é competir com empresas a nível mundial", adiantou Paulo Dimas, que estima que o `wizi` venha a ser usado por um milhão de pessoas daqui a três anos.
O responsável da Timebi frisou que "este tipo de aplicação é ainda muito novo, mas prevê-se que venha a ter uma base de utilizadores maior do que a dos GPS".
"É um produto que não serve apenas para utilizações ocasionais, podemos usá-lo no dia-a-dia", referiu.
A aplicação pode ser descarregada gratuitamente através do site www.wizi.com, sem quaisquer custos para o utilizador.
A Timebi vai rentabilizar o negócio através da venda de publicidade e da subscrição de serviços de informação de trânsito pagos.
"A publicidade contextualizada tem mais valor. Com este serviço, um MacDonald`s que se encontre a cinco minutos de distância do utilizador pode mandar uma mensagem informando que tem uma promoção", disse Paulo Dimas.
A informação de trânsito paga é outra aposta de futuro, ainda que só funcione em pleno quando a base de utilizadores for alargada.
"Estamos a desenvolver uma tecnologia precisa que reporta informações relativas ao tráfego, de forma anónima, a partir de dados gerados pelos próprios utilizadores. Será possível saber, por exemplo, que, em determinada altura, se circula na Avenida da Liberdade a 20 quilómetros/hora", adiantou o mesmo responsável.
RCR.