Última Hora
Incêndio em bar na Suíça. Autoridades confirmam portuguesa ferida e outra desaparecida

Empresa portuguesa exporta jogos para telemóveis para a América Latina

A empresa portuguesa Digital-Minds.pt, especializada em serviços interactivos e digitais, está a negociar a venda de jogos para telemóveis para a América Latina, tendo já concretizado acordos para o Brasil, disse hoje à Lusa o responsável pela empresa.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A empresa, presente nas cidades de Coimbra e Leiria, é pioneira na adaptação de formatos de televisão para jogos de telemóveis, segundo explicou Paulo Reis.

Com base na novela infanto-juvenil da SIC "Chiquititas", a Digital-Minds.pt criou o jogo "Chiquititas, O Lado Doce da Vida", um formato que começou a ser comercializado em Portugal em Outubro passado e que será lançado, em breve, no Brasil.

"Até ao final do mês, o jogo vai ser lançado no mercado brasileiro", afirmou o responsável, explicando que o formato foi adquirido por uma empresa de conteúdos, que renegoceia depois com as operadoras locais de telecomunicações.

A distribuição do jogo nos restantes mercados da América Latina é uma das metas da empresa para 2008.

"Estamos em negociações para vender o jogo para toda a América Latina, acordos que devem ser concretizados no próximo ano", acrescentou.

Em Portugal, e de acordo com Paulo Reis, "o sucesso do jogo foi imediato tendo alcançado o quinto lugar no top de vendas na TMN [operadora do grupo Portugal Telecom], durante o mês de Outubro, ultrapassando os grandes títulos do momento".

As vendas de jogos para telemóveis em Portugal ultrapassaram já as vendas dos jogos tradicionais, representando hoje uma fatia importante das receitas dos operadores de telecomunicações móveis.

Com milhares de unidades vendidas diariamente, este mercado vale anualmente cerca de 7,2 milhões de euros, de acordo com os dados divulgados segunda-feira pelo Correio da Manhã.

O diário acrescentou que os clientes das três operadoras móveis (TMN, Vodafone e Optimus) descarregam entre um a dois jogos por mês, o que poderá significar mais de 200 mil jogos vendidos mensalmente.

No caso concreto do jogo idealizado pela Digital-Minds.pt, a adaptação foi autorizada pela produtora original da novela, a chilena RGB, e foi desenvolvida num período de cerca de 4 meses.

"O investimento envolvido no jogo esteve sobretudo ligado ao tempo de desenvolvimento e à contratação de recursos humanos, uma vez que houve necessidade de formação específica", referiu.

Depois deste projecto, a Digital-Minds.pt está a ponderar a adaptação de outros formatos televisivos.

"Estamos a analisar essa hipótese para o próximo ano", disse Paulo Reis, não adiantando mais pormenores.

Criada este ano, a Digital-Minds.pt surgiu da união com outra empresa do sector, a Mobilesoftsystems, que desde 2004 já criou projectos para as empresas Microsoft, Axa, Michelin, Garnier, AR Telecom, entre outras.

Especializada em produtos e serviços com base na interactividade móvel e digital, a Digital-Minds.pt conta com apoio da Agência da Inovação, do IAPMEI e do Ministério da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior através do financiamento a projectos apresentados este ano.


PUB