Empresa portuguesa premiada em Xangai

Pequim, 14 set (Lusa) - A empresa portuguesa Fenabel, especializada no fabrico de cadeiras em madeira, ganhou o primeiro prémio de mobiliário infantil num dos maiores certames mundiais do sector, que decorre em Xangai até ao próximo sábado.

Lusa /

"Ganhar um prémio na China, no meio de tantos concorrentes e produtores, é de facto especial", disse à agência Lusa a sócia-gerente da empresa, Elsa Leite.

O prémio, que distinguiu a mais recente coleção de cadeiras para infantários criada pela Fenabel, foi atribuído durante a "China Furniture 2012", um certame com cerca de 3.000 expositores de dez países.

Trata-se de uma coleção lançada este ano, feita em faia, com "tratamento anti-manchas" e "as normas de conforto" certificadas internacionalmente, indicou Elsa Leite.

Sedeada em Paredes, a capital do mobiliário português, no norte do país, a Fenabel exporta cerca de 60 por cento da sua produção, sobretudo para França e Holanda.

"Fazemos um produto personalizado, conforme o projeto, e só trabalhamos com madeira", salienta a empresária portuguesa.

Hotéis, restaurantes, infantários, escolas e lares para a terceira idade são os seus principais clientes.

Além da Fenabel, quatro outras empresas portuguesas estão representadas este ano na "China Furniture": ARC, Serip, Desenho Ibérico e Sempre Internacional.

É a maior participação portuguesa de sempre no certame, coincidindo com um bom momento das exportações portuguesas para a China.

Pelas contas da Administração-geral das Alfândegas Chinesas, nos primeiros sete meses de 2012, as exportações portuguesas aumentaram 59,46 por cento em relação a igual período de 2011, para 737,75 milhões de euros.

Tópicos
PUB