Empresários da diáspora indiana vão abrir 1.ª delegação em Portugal

Lisboa, 17 jul (Lusa) -- A primeira delegação da TiE Portugal, organização internacional fundada por empresários da diáspora indiana para fomentar o empreendedorismo, vai ser oficialmente lançada na quarta-feira, em Lisboa, disse hoje o futuro presidente da instituição no país, Abdool Vakil.

Lusa /

"Vamos ter em Portugal, pela primeira vez, um grupo de membros da diáspora indiana, da região do Indus, que formam uma organização não lucrativa denominada TiE - `The Indus Entrepreneurs`, que está sedeada em Silicon Valley [nos Estados Unidos]", disse à agência Lusa o futuro líder da delegação em Portugal.

O The Indus Entrepreneurs (TiE), a Câmara Municipal de Lisboa e a Startup Lisboa vão organizar o TiE Lisbon Entrepreneur Boot Camp, na quarta-feira, em Lisboa, na sede da autarquia, que culminará com o lançamento oficial do TiE Portugal.

Uma comitiva de 170 elementos do TIE vai estar em Portugal, mas um número mais restrito deste grupo de empresários da Diáspora Indiana vai participar no TiE Lisbon Entrepreneur Boot Camp, onde irá partilhar os seus "conhecimentos e experiências" com jovens de 30 `startups` portuguesas e realizar encontros com "responsáveis de instituições públicas e privadas" no país.

Estão previstos encontros com empresas de diversos domínios de atividade, ciências, novas tecnologias, engenharia e banca, com membros do governo e o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, para avaliar "potenciais negócios" no país.

"O TiE tem uma rede espalhada pelo mundo, mas com enfoque nos Estados Unidos da América, Canadá e em alguns países da Europa (Bélgica, Alemanha, Grã-Bretanha e em alguns países Nórdicos), Índia e Paquistão, Japão, Malásia, Emirados Árabes Unidos, Singapura, Austrália e Maurícias. Está em processo de constituição o TiE Portugal, bem como o TiE Hong Kong e o TiE Israel", explicou à Lusa Abdool Vakil.

A delegação do TiE Portugal, que terá a sede em Lisboa, será "um ponto de contacto com toda a rede internacional do TiE Global", sublinhou.

Vakil explicou também que o TiE é tido a nível internacional como "uma organização do topo para a realização de conferências sobre ideias e empreendedorismo", além de realçar que dá "um grande enfoque" a assuntos relacionados com os "empresários e empreendedorismo jovem" e à mulher.

"O TiE é uma das maiores, se não a maior, organização do mundo que prossegue uma atividade de apoio ao empreendedorismo, através de aconselhamento, ligação em rede e formação", frisou.

"Queremos encorajar e estimular a próxima geração de empresários", salientou.

Segundo Abdool Vakil, a escolha de Portugal deve ser considerada "uma boa notícia" para se realizar o retiro anual e, nessa medida, aproveitarem oportunidade, para lá das férias e conhecerem Portugal e os portugueses, travarem "contacto com o tecido empresarial e as autoridades portuguesas, tendo para isso sido agendadas reuniões com diversos membros do governo interessados na diplomacia económica que encontra nesta visita uma excelente oportunidade".

"O TiE Portugal poderá vir a desenvolver uma excelente missão estando em `networking` com a TiE Global e tendo dos seus membros veteranos o necessário apoio a nível internacional", concluiu.

 

Tópicos
PUB