Empresários propõem plano diretor de transportes para Portugal e Espanha
Porto, 09 mai (Lusa) -- Empresários portugueses e espanhóis reunidos hoje na Cimeira Empresarial Luso-Espanhola decidiram propor, no âmbito do grupo de trabalho sobre cooperação transfronteiriça, um plano diretor de transportes comum aos dois países.
Na leitura das conclusões da discussão que ocorreu durante a manhã no Palácio da Bolsa, no Porto, enquanto decorria em simultâneo a Cimeira Ibérica na Alfândega, o presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP) referiu que uma das prioridades deve ser o estabelecimento de um plano diretor que tenha como objetivo olhar para o desenvolvimento das ligações Porto-Vigo e Aveiro-Salamanca.
Outras das prioridades definidas por este grupo de trabalho incluem a atenção a dar ao "valor económico da língua", o reforço do financiamento e a aposta na competitividade empresarial.
Ao mesmo tempo, o tema da mobilidade e circulação de trabalhadores entre os dois países, bem como o reconhecimento de competências deve ser alvo de ação, segundo os empresários, que vão transmitir as suas propostas aos chefes de Governo dos dois países.
"Temos em Portugal o chamado portal da empresa, um portal eletrónico onde as empresas têm acesso a toda a informação publicada sobre mercados. Porque não propor uma ligação entre os portais de empresa dos dois países?", questionou, a título de exemplo das potenciais parcerias, o presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), José António Barros, que por várias vezes sublinhou a importância da questão dos transportes entre os dois países.
Portugal e Espanha comprometem-se hoje a concluir até 2018 a ligação ferroviária de mercadorias em bitola europeia entre Lisboa e Irún (fronteira franco-espanhola), com passagem por Sines, Caia e Madrid, segundo a declaração da XXV Cimeira Luso-Espanhola.
Fonte diplomática disse à Lusa que o texto da declaração final do encontro, que decorre hoje no Porto, prevê ainda a concretização "o mais rapidamente possível" (mas sem data estabelecida) da ligação ferroviária de mercadorias Aveiro-Salamanca-Irun.
Ainda no setor dos transportes o documento prevê a eletrificação da ligação entre Vilar Formoso e Medina del Campo (Espanha) até 2015.