Empresas com apoio à contratação de jovens desempregados a partir de terça-feira

Lisboa, 13 fev (Lusa) -- As empresas passam a partir de terça-feira a beneficiar de um apoio à contratação de jovens desempregados que poderá ascender aos 419,22 euros mensais, foi hoje publicado em Diário da República.

Lusa /

A medida -- "Estímulo 2012" - foi anunciada pelo Governo no final do ano passado e tem como meta o apoio à criação de 56 mil postos de trabalho dirigidos a desempregados com menos de 25 anos, com um orçamento estimado de 100 milhões de euros.

 

De acordo com as regras publicadas, esta medida de incentivo prevê a atribuição de um apoio entre os 50 e os 60 por cento (até ao máximo do valor do IAS, os 419,22 euros) do salário dos jovens contratados pelas empresas e que estejam em situação de desemprego há pelo menos seis meses.

 

Para beneficiar do apoio, as empresas -- que terão que ter ao seu serviço pelo menos cinco trabalhadores e demonstrar criação líquida de emprego - poderão inscrever-se no portal NetEmprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) através do `site` www.netemprego.pt.

 

Para demonstrar a criação líquida de emprego, as empresas terão que registar um número total de trabalhadores igual ou superior à média dos registados nos 12 meses anteriores à candidatura, especifica a portaria.

 

O salário dos desempregados que sejam contratados pelas empresas será atribuído por um período máximo de seis meses, pagos em três prestações.

 

As empresas que desejem beneficiar desta medida terão ainda que proporcionar aos jovens contratados formação profissional obrigatória.

 

Cada entidade empregadora não pode contratar mais de 20 trabalhadores ao abrigo do "Estímulo 2012".

 

A medida prevê a devolução dos auxílios prestados caso ocorram, por exemplo, situações de despedimentos por inadaptação.

Tópicos
PUB