Empresas de Shenzhen anunciam investimento de 540 milhões de dólares no Brasil

São Paulo, 01 nov (Lusa) - A missão do governo de Shenzhen à cidade de São Paulo, no Brasil, resultou na assinatura de cinco acordos e um memorando de entendimento na segunda-feira, que totalizam 540 milhões de dólares em novos investimentos chineses no Brasil.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Na segunda-feira, a missão chinesa - liderada pelo prefeito de Shenzhen, Xu Qin - participou num encontro com mais de 200 empresários brasileiros, no qual os representantes da cidade apresentaram as oportunidades de investimentos no sector da tecnologia na China.

Entre os principais documentos assinados ao final do evento está o memorando de entendimento entre a chinesa Sangfei e a Philips do Brasil, que prevê a fabricação de telemóveis no Brasil a partir de 2012.

O diretor da Sangfei, Charles Wong, disse que deverão ser investidos 50 milhões de dólares para dar início à produção, que será feita dentro da fábrica que a Philips Brasil já possui na cidade de Manaus, Estado do Amazonas.

Durante o evento em São Paulo, também houve a assinatura de dois acordos envolvendo a Huawei, outra companhia da área de telecomunicações com sede em Shenzhen.

Os acordos são com as brasileiras Nisalux (40 milhões de dólares) e AXT (80 milhões de dólares) e têm como objetivo fazer chegar os telemóveis da Huawei diretamente ao consumidor brasileiro. Hoje, os aparelhos só são vendidos por meio das empresas de telefonia móvel do país.

A ZTE - que anunciou há alguns meses que começará a produzir telemóveis e tablets no Brasil - também assinou uma parceria para ampliar a distribuição dos seus produtos no país.

O acordo foi firmado com a distribuidora brasileira de produtos de telecomunicação Zero-x e está avaliado em 150 milhões de dólares.

PUB