Encerrados aeroportos dos Açores e do Porto
O aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, e todos os aeroportos no arquipélago dos Açores encontram-se encerrados ao tráfego aéreo até, pelo menos, ao final do dia de hoje. A decisão foi tomada pelas autoridades portuguesas devido a uma nova nuvem de cinzas emanada do vulcão islandês Eyjafjallajkull que chegou ao território nacional e que está a estender-se a toda a região norte e centro do país.
No Porto, segundo avançou a TAP, serão afectados todos os voos com saída e chegada ao aeroporto Francisco Sá Carneiro durante o período de encerramento, o mesmo acontecendo nos aeroportos da Região Autónoma dos Açores que também estão fechados.
Inicialmente o encerramento foi dado até, pelo menos, às 13 horas deste domingo, mas nesta altura as autoridades já reconhecem que o encerramento dos aeroportos com cancelamento de todos os voos se deve manter até ao final do dia.
A transportadora aérea açoriana SATA já anunciou o cancelamento de todos os voos programados para este domingo de manhã nas rotas entre as ilhas dos Açores e nas ligações do arquipélago com o exterior.No Porto foram afetados até agora 66 voos, 33 chegadas e 33 partidas, e foram cancelados 39 voos no aeroporto de Lisboa dos quais 23 chegadas e 16 partidas, mantendo-se algumas restrições em Lisboa.
Devido às cinzas vulcânicas a SATA cancelou ontem à tarde 11 voos tendo sido afectados 720 passageiros, enquanto nas ligações entre as ilhas viram-se impedidas de viajar 319 pessoas e em voos para o Continente outras 400.
Já a TAP pede aos passageiros dos voos afectados para que não se desloquem aos aeroportos encerrados, podendo em alternativa consultar o "site" www.flytap.com, contactar o "call center" da TAP ou acompanhar o evoluir da situação através da comunicação social.
Recorde-se que o vulcão islandês Eyjafjll entrou em erupção a 21 de Março, tendo provocado uma nuvem de cinzas que afectou o movimento aéreo no espaço europeu.
Itália encerra parte do espaço aéreo
Em Itália as autoridades anunciaram o encerramento de parte do espaço aéreo do norte do país até às 12 horas locais, mas o ministro dos Transportes aponta a possível abertura para mais tarde.
A autoridade de aviação civil (ENAC) indicou em comunicado que o encerramento abrange grande parte do norte do país, incluindo os dois aeroportos de Milão, Malpensa e Linate.
Os aeroportos de Veneza, Trieste e Rimini, situados em regiões turísticas, ainda não foram afectados.
Regresso à normalidade em Espanha e FrançaO tráfego aéreo está a voltar progressivamente ao normal nos aeroportos do norte de Espanha, mas em França vão registar-se perturbações no decorrer do dia.
Em Espanha ainda estavam com operação afetada hoje de manhã os aeroportos de Santiago de Compostela, de Vigo e Corunha, estruturas que deverão reabrir ainda esta manhã.
Já em França as autoridades da aviação civil informaram que o tráfego aéreo vai desenvolver-se com normalidade durante o dia, no entanto as companhias aéreas de baixo custo Ryanair e Easyjet decidiram cancelar voos, a primeira em Marselha, tanto partidas como chegadas, a segunda em Nice.
Cerca de 70 voos, principalmente com destino ao norte de Itália e Portugal, foram cancelados em França em diversos aeroportos, mas o espaço aéreo francês não foi ainda afectado pela nuvem de cinzas do vulcão islandês.
Os aeroportos afectados e onde se registou o cancelamento de voos são os de Paris, Nice, Lion, Bordéus e Toulouse.