Endesa vai recorrer de decisão da CNE

A Endesa confirmou hoje que vai recorrer do parecer favorável do regulador do sector espanhol sobre a OPA lançada pela Gás Natural sobre a maior eléctrica espanhola, uma decisão acolhida com satisfação pela direcção da gasista.

Agência LUSA /

A Comissão Nacional de Energia (CNE) deu terça-feira um "sim condicionado" ao expediente da OPA da Gás Natural, com cinco votos a favor, três contra e uma abstenção, explicando que as condições se centram em limites à Gás Natural para que utilize activos da Endesa como garantias reais para a compra.

Os conselheiros da Comissão Nacional de Energia (CNE) tinham apresentado segunda-feira um conjunto de propostas de emenda à OPA lançada pela Gás Natural sobre a Endesa, durante uma sessão extraordinária do organismo que durou 11 horas.

Numa reacção imediata a Endesa anunciou aos jornalistas que vai apresentar um recurso contra a resolução da CNE, cujo parecer favorável levanta o primeiro obstáculo à concretização da polémica operação, ainda a ser analisada em Bruxelas.

Numa nota a eléctrica manifesta-se surpreendida pelo facto da resolução da CNE "se distanciar manifestamente de precedentes anteriores", bem como pelo facto de "apenas se imporem condições que são simples obrigações legais".

Analistas consideram já que as condições impostas - que abrangem ainda garantias da Gás Natural sobre o plano de investimento da Endesa para os próximos quatro anos, em actividades reguladas - são particularmente favoráveis à Gas Natural.

Para a Gás Natural a resolução da CNE demonstra que "a operação não afecta os negócios regulados" e que o processo continua o seu curso junto das autoridades espanholas, afirmando que as condições dadas no parecer não impedem que a OPA avance.

Em declarações à agência de notícias Servimedia, uma fonte da Gás Natural reiterou o seu "absoluto respeito" pela decisão do regulador, que consideram "satisfatória" porque demonstra que a união das duas empresas "não põe em perigo as actividades reguladas de gás e electricidade".

PUB