Energias do Brasil firma protocolo para investimentos no Estado do Espírito Santo

São Paulo, Brasil, 04 Abr (Lusa) - A Energias do Brasil assinou quinta-feira um protocolo de intenções com o Governo do Estado do Espírito Santo, na região sudeste, para investimentos em produção de energia, informou a empresa, controlada da EDP - Energias de Portugal.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Com a assinatura do protocolo, a Energias do Brasil e o Governo do Espírito Santo desenvolveraão esforços para identificar e viabilizar investimentos em activos de geração de energia eléctrica", disse o presidente António Pita de Abreu, citado num comunicado.

Estudos realizados já identificaram oportunidades para novos empreendimentos, entre as quais a construção de pequenas barragens que agregariam mais 97,5 MW de capacidade instalada ao Espírito Santo.

O estudo indicou ainda possível aumento da produção de barragens, construção de eólicos e de fábricas térmicas, adianta o comunicado.

A distribuidora Escelsa, controlada pelo grupo português, assinou também um acordo de cooperação com a Agência de Serviços Públicos de Energia do Estado do Espírito Santo (ASPE).

A empresa entregou um levantamento do potencial eólico, iniciado em 2000, que identificou as áreas mais promissoras para instalação de empreendimentos eólicos, no Espírito Santo.

"O aproveitamento da energia dos ventos pode alavancar o crescimento económico e a auto-sustentabilidade energética do Espírito Santo, gerando energia e qualidade de vida para milhares de pessoas", refere-se em comunicado.

O acordo tem o objectivo de disponibilizar para a ASPE as informações obtidas no levantamento para elaboração do Atlas Potencial Eólico do Estado do Espírito Santo.

A Energias do Brasil controla actualmente empresas de distribuição (Bandeirante, Enersul e Escelsa), de comercialização (Enertrade) e de produção de energia (Energest, Enerpeixe e EDP Lajeado).


PUB